Vigilância Municipal celebra o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Momento festivo contou com a participação dos fiscais sanitários e teve o objetivo de ressaltar o avanço do trabalho da Vigilância Sanitária na capital

Vigilância Municipal celebra o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Momento festivo contou com a participação dos fiscais sanitários e teve o objetivo de ressaltar o avanço do trabalho da Vigilância Sanitária na capital

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 5 de agosto de 2022
Categoria: Maceió | Tags: ,,


SMS

A manhã desta sexta-feira (5) foi de celebração na Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá. Reunidos no auditório da sede, fiscais sanitários e demais profissionais da diretoria comemoraram o Dia Nacional da Vigilância Sanitária – celebrado dia 5 de agosto. Além de festejar a data, o evento teve o intuito de apresentar o avanço da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) nas fiscalizações e ações educativas realizadas pelo órgão.

 

 

 

 

 

SFotos: Rodrigo Carlos/SMS

O coordenador geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta, destacou o papel da Vigilância Sanitária e o avanço positivo do órgão, refletido na diminuição da quantidade de produtos perecíveis e não perecíveis apreendidos impróprios para o consumo.

“Hoje é um dia para comemorar ao lado de um batalhão de heróis, pois é assim que enxergo todos os fiscais sanitários que atuam promovendo e protegendo a saúde da população. Estamos cada vez mais próximos das pessoas, levando cuidado até o cidadão consumidor e comerciantes da capital. O trabalho da Vigilância Sanitária está avançando, e esse avanço é refletido na diminuição de apreensões, o que significa que a população também está se conscientizando e tendo mais cautela na manipulação, conservação e comercialização dos alimentos”, afirmou.

Na ocasião, o coordenador apresentou à equipe um comparativo de janeiro a maio dos anos de 2020, 2021 e 2022, no que se refere ao número de inspeções sanitárias realizadas pela Visa de Maceió em estabelecimentos da capital. Nos primeiros cinco meses de 2020, 2.104 estabelecimentos foram fiscalizados. Em 2021, neste mesmo período, o número de inspeções foi 1.917. Já em 2022, as fiscalizações dobraram e chegaram a 4.391 empreendimentos inspecionados, demonstrando o trabalho intenso do órgão para assegurar a saúde da população.

 

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Alex Pereira, também esteve presente no evento celebrativo e ressaltou a importância da integração entre a Semscs e a Vigilância Sanitária.

“O trabalho que a Vigilância Sanitária realiza na capital é muito importante, mas também possui riscos. Para proporcionar uma maior segurança e conforto aos fiscais sanitários, a Guarda Municipal está sempre atuando junto às equipes durante as fiscalizações. Estamos sempre à disposição e apoiando essa parceria porque trabalhamos em prol da segurança pública”, enfatiza.

 

O evento também contou com a participação de Alinthon Nunes, terapeuta ocupacional do Centro Integrado de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest), que falou aos profissionais sobre os agravos à saúde do trabalhador e fez um momento de interação com a ginástica laboral. A psicóloga do Cerest, Analinne Maia, também esteve na ocasião e abordou sobre os diversos transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Momento de interação entre os fiscais sanitários com os profissionais do Cerest Maceió. Fotos: Rodrigo Carlos/SMS

Pesquisa de satisfação

Visando medir o grau de satisfação da população em relação à atuação da Vigilância Sanitária de Maceió, a Coordenação da Visa elaborou uma pesquisa de satisfação por meio da aplicação de um questionário. O questionário foi aplicado no mês de junho de 2022 em diversos pontos da capital e contou com a participação de 735 pessoas, que opinaram sobre o trabalho do órgão em uma escala de “Ruim”, “Regular”, “Bom” ou “Ótimo”.

O resultado da pesquisa apontou que a maior parte dos participantes afirmou estar satisfeita com a atuação da Vigilância Sanitária de Maceió, visto que 81,9% assinalaram as opções referentes às escalas de “Bom” ou “Ótimo” do questionário aplicado.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado no dia 5 de agosto. A data, instituída pela Lei nº 13.098/2.015, estabelece que deverão ser realizadas atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de governo, bem como os estabelecimentos oficiais de ensino, com o objetivo de promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimentos e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral, quanto aos temas relacionados com a vigilância sanitária.

 

Sobre o órgão

 

A Vigilância Sanitária é um órgão que busca eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

O órgão abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde – produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos – compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo. Atua, ainda, no controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários.

Também atua no setor de prestação de serviços relacionados à saúde, como os oferecidos em hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos, terapêuticos, estéticos e outros. Isso inclui tanto os estabelecimentos particulares como os da rede pública, mantidos ou conveniados ao SUS.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados