Vânia Oliveira é declarada Mestra Imortal do Brasil

Condecoração foi entregue pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares

Por Assessoria | Edição do dia 16 de setembro de 2020
Categoria: Cultura | Tags: ,


Foto: Divulgação

A Mestra do patrimônio vivo de Alagoas, Vânia Maria de Oliveira Santos, foi declara na noite desta Terça-feira (15) Mestra Imortal do Brasil, condecoração entregue pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Além da alagoana recebeu a homenagem, Maria José Colares (folclorista/MG), Maria Nazaré do Ó Ribeiro (Mestra de Carimbó/PA) e José Maria de Paula Almeida (Mestre do Maracatu/CE).

“Daqui do grupo eu creio que a Mestra Vânia é a única que ainda não conheci  pessoalmente, a gente conversa virtualmente e é como se a gente já conhecesse há muitos anos. Nada acontece por acaso e por isso vai o nosso reconhecimento a Mestra Vânia pelo trabalho que realiza em Alagoas há mais de 35 anos na defesa da cultura popular”, destacou em seu pronunciamento, Clerton Vieira, presidente da IOV Brasil.

A solenidade ocorreu de forma virtual através do Google e transmitida através das redes sociais, o evento abre as celebrações de 40 anos IOV no mundo e 30 anos da Organização no Brasil.

“Pra mim é muito orgulho, eu demorei muito pra saber que existia a IOV. Quando eu descobri vi que aqui é o meu lugar, porque a cultura realmente está no meu sangue, eu sou apaixonada pela cultura popular. Sou uma defensora e estou feliz pelo reconhecimento”, disse Vânia Oliveira.

A HONRARIA

O objetivo da homenagem é reconhecer a atuação dos Mestres (as) das tradições folclóricas e da cultura popular, que tanto contribuíram e ainda colaboram para o fortalecimento da identidade cultura brasileira.

A ORGANIZAÇÃO

A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV) fundada na Áustria é hoje a maior organização do segmento no mundo, tem a missão de estudar e divulgar a ciência o folclore, e isso só é possível graças a dedicação de pessoas de todos os lugares as suas tradições populares.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados