UTI Neonatal da Santa Mônica é isolada após 14 bebês testarem positivo para Covid-19

Outros dois recém-nascidos também apresentaram sintomas de coronavírus

UTI Neonatal da Santa Mônica é isolada após 14 bebês testarem positivo para Covid-19

Outros dois recém-nascidos também apresentaram sintomas de coronavírus

Por Thatyana Ferreira - estagiária sob supervisão | Edição do dia 9 de março de 2021
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,,


Foto: Ailton Cruz

Pelo menos 14 bebês recém-nascidos, que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Escola Santa Mônica, testaram positivo para Covid-19 nesta segunda-feira (8). No total há 16 bebês UTIN, e além dos 14 casos confirmados, os outros dois recém-nascidos apresentaram sintomas da doença. 

As infecções aconteceram somente dentro da maternidade e alguns dos bebês são de mães que também testaram positivo para o coronavírus e outros vieram de cidades do interior do estado já contaminados com o vírus.

O hospital optou por isolar a unidade para evitar novas contaminações e disponibilizou seis leitos para os bebês dos quais as mães estão internadas na unidade de saúde para que os recém-nascidos recebam a assistência necessária.

Alexandre Ayres, secretário de Saúde do estado de Alagoas, afirmou em entrevista que permanece em contato direto com a direção da Maternidade Santa Mônica, a fim de estabelecer medidas de prevenção para o atendimento na unidade. De acordo com o secretário, o estado ampliará o número de leitos no hospital, caso seja necessário.

Confira a nota da unidade de saúde

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) informa que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) encontra-se isolada para pacientes com Covid-19. Ao todo, encontram-se na UTIN, neste momento, 16 bebês, dos quais 14 são positivos e 02 são suspeitos (estão aguardando novos testes).

De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), alguns bebês vieram de outro município já infectados, outros são filhos de mães positivas para a Covid-19 e outros foram infectados na maternidade. Desse modo, todas as admissões externas estão temporariamente suspensas  na UTIN.  

Entretanto, foram disponibilizados 06 leitos para uso da UTIN, na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) para recém-nascidos de mães internas na MESM não suspeitos e não confirmados para a Covid-19.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados