USF promove momento de acolhimento humanizado com usuários

Profissionais e usuários tiveram conversa sobre empatia e cotidiano

USF promove momento de acolhimento humanizado com usuários

Profissionais e usuários tiveram conversa sobre empatia e cotidiano

Por Assessoria | Edição do dia 28 de outubro de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags:


Mais que um atendimento médico, muitas vezes os usuários buscam nas unidades de saúde um olhar atento e uma escuta humanizada para lidar com as diversas situações de seu cotidiano. E com o intuito de acolher melhor estes pacientes, profissionais da Unidade de Saúde da Família Robson Cavalcante, localizada no Benedito Bentes, organizaram uma roda de conversa na manhã desta quarta-feira (28).

A ação foi realizada pelos médicos das duas equipes de Saúde da Família da unidade, Daniel Prates e Rafael Vieira, e aconteceu em uma área externa, contando com a participação de usuários e profissionais.

“A terapia comunitária já é uma prática que a gente faz na Atenção Primária e é um tipo de terapia que a própria comunidade tenta explorar o motivo dos seus problemas estarem acontecendo e busca respostas. Então, como a  gente já trabalha na perspectiva da pessoa, da família e da comunidade, sempre há essas ações na saúde mental, ultrapassando o atendimento médico”, explicou Vieira.

Ainda segundo o médico, parte principal do trabalho desenvolvido nas unidades de saúde é escutar os problemas das pessoas. “É um tipo de abordagem que ajuda bastante tanto os usuários e a própria comunidade  a compartilharem essa dificuldades que estão passando. Então, compartilhando esses problemas eles encontram também soluções comunitárias e a gente conta com esse recurso e com um método para fazer aflorar essas narrativas  e essas histórias”, acrescentou.

De acordo com a gerente da unidade, Ana Paula Mariano, o objetivo da atividade foi envolver a comunidade. “Eles aproveitaram para contar os seus problemas e esse momento é para que a fala do outro possa melhorar a sua dor, trabalhar a empatia e criar vínculo entre eles”, relatou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados