Universidade de Oxford é a melhor do mundo no World University Rankings 2021

A Universidade ocupa a primeira posição pelo quinto ano consecutivo no ranking da Times Higher Education

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 2 de setembro de 2020
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,


Times Higher Education – THE acaba de anunciar o Ranking 2021 em um evento online intitulado THE World Academic Summit.

A metodologia utilizada para a avaliação foi apresentada por Duncan Ross Diretor de dados da THE, e M’hamed El Aisati, Vice-presidente de gerenciamento de produto, financiamento e análise de conteúdo  da Elsevier. Para este último, “O mundo é tão pequeno e a pandemia está unindo pesquisadores, apesar de quaisquer diferenças entre líderes políticos”.

Em um momento marcado pelos efeitos e pelas incertezas causadas pela pandemia, a importância da pesquisa e a relação das universidades com a sociedade são dois elementos presentes em todas as falas.

No ranking das Universidades para 2021,  Oxford foi avaliada como a número um no mundo. Aqui estão as demais TOP 10:

Se de um lado podemos observar uma excelente presença de Instituições de Ensino Superior norte-americanas na lista das 10 melhores universidades do mundo, por outro, Duncan Ross falou sobre uma gradual diminuição entre as 200 melhores. Isto porque a competição está melhorando rapidamente, explico o especialista em dados.

As universidades chinesas obtiveram vários ganhos históricos nos últimos rankings mundiais de universidades do Times Higher Education, com dados revelando que o gigante asiático está se aproximando e, em algumas áreas, ultrapassando os EUA em termos de pesquisa. A China é o lar da primeira universidade asiática entre as 20 primeiras do ranking desde que a metodologia atual foi introduzida em 2011, depois que a Universidade de Tsinghua subiu três posições para juntar-se à 20ª posição neste ano. (Times Higher Education)

Nenhuma instituição brasileira stá na lista das 200 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada brasileira, ficando entre a 201ª e a 251ª posição no ranking. A segunda melhor colocada é a Universidade de Campinas (Unicamp), que agora está entre a 401ª e a 500ª posição.

Estamos no segundo dia do evento e muitas sessões interessantes ainda estão para acontecer. Acompanhe nossa coluna e blog, informações interessantes estarão sendo publicadas.

*** Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados