Unit-AL oferece oficinas gratuitas de Mindfulness para a comunidade

Prática de Atenção Plena ensina a manter o foco no agora, promove bem-estar e melhora a produtividade

Unit-AL oferece oficinas gratuitas de Mindfulness para a comunidade

Prática de Atenção Plena ensina a manter o foco no agora, promove bem-estar e melhora a produtividade

Por Assessoria | Edição do dia 16 de março de 2021
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,,,,


(Imagem: Assessoria)

Você sofre para se concentrar numa tarefa, seja ela um relatório do trabalho ou a leitura de um livro? Sente que sua mente simplesmente parece não se aquietar nunca, tem sempre uma conta, uma tarefa pendente, uma mensagem a enviar? Se sua resposta foi sim ou se você nem conseguiu prestar atenção no questionamento acima, Mindfulness é para você. Sim, pare agora e tente se concentrar nesse texto.

Mindfulness – ou Atenção Plena, em português – é uma prática, ou melhor, um conjunto de técnicas comprovadas cientificamente que ajudam a criar um estado de paz e tranquilidade a partir do foco no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro afetarem o agora. A prática ajuda qualquer pessoa a tornar-se mais ciente do próprio corpo, mente, sentimentos, pensamentos e sensações, e colabora, claro, para um bem-estar criativo e produtivo em casa com a família ou no trabalho.

Conectados com ações que movimentam o Brasil e o mundo para acolher e cuidar de pessoas que precisam evitar a ansiedade ou mesmo fugir de síndromes, como a de pânico, um grupo de estudantes do 10º período em Psicologia Clínica, na abordagem Terapia Cognitivo-comportamental, do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), decidiu oferecer à comunidade oficinas gratuitas de Mindfulness.
O projeto de extensão ‘Mindfulness On-line’ é coordenado pela professora mestra e psicóloga, Camila Carnaúba, e consiste em encontros on-line semanais abertos à toda comunidade, para aprendizado e prática de exercícios de Atenção Plena.

Érick Silva é um dos estudantes entusiastas do projeto. Ele explica que, com orientação profissional e a prática dos exercícios de Mindfulness, é possível viver e produzir melhor no momento presente, deixando de lado o excesso de preocupações com o amanhã. “A Atenção Plena ensina a não combater os pensamentos, mas a lidar com eles, deixar vir e deixar ir, assim conseguimos focar no presente e não sucumbir à turbulência dos pensamentos”, ensina.

Encontros semanais
Toda semana um tema é apresentado e uma prática experimentada entre os participantes do projeto. Essa semana o encontro acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 19h30, com o tema: “Desfusão Cognitiva, Conscientização Corporal, Distinguindo pensamentos, emoções e ações”.

As oficinas são gratuitas e abertas para participação de toda comunidade. Para participar, basta acessar o link disponível na Bio do perfil do projeto no Instagram @mindfulness.unit, onde também estão disponíveis mais informações sobre o trabalho dos estudantes e sobre os benefícios da Atenção Plena.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados