Unidade Sentinela já testou mais de 1600 pessoas para Covid-19 em Arapiraca

Unidade Sentinela já testou mais de 1600 pessoas para Covid-19 em Arapiraca

Por Assessoria | Edição do dia 27 de maio de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Assessoria

Estruturada para atender os casos suspeitos ou confirmados de coronavírus em Arapiraca, a Unidade Sentinela da Prefeitura, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, bairro Santa Edwiges,  já realizou mais de 2 mil e 500 atendimentos, desde a sua abertura, na segunda quinzena de março, e testou mais de 1.600 pessoas para Covid-19, no Centro de Testagem.

O atendimento na Unidade Sentinela acontece durante toda a semana, com equipes de plantão trabalhando 24 horas por dia. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e serviços gerais prestam o serviço na unidade.

O espaço funciona com salas de estabilização; coleta de material para análise laboratorial; consultório consultório médico; salas de triagem e administração de medicamentos; além do Centro de Testagem, estruturado na área externa do 3º Centro.

“A Unidade Sentinela está equipada para acolher e estabilizar os pacientes e, em caso de necessidade de internação, a unidade entra em contato com a regulação do Governo do  Estado, responsável pela oferta de leitos no município”, afirmou o farmacêutico José Abelardo Rocha Silva Filho, gerente da Unidade Sentinela.

Enquanto a Unidade Sentinela atende de domingo a domingo, às 24 horas, o Centro de Testagem funciona das 7h às 17h, também durante toda a semana. O gerente explica que o paciente encaminhado pela Unidade Básica de Saúde já é  direcionado para a testagem. Já quem busca o serviço direto na Unidade Sentinela, recebe primeiro o atendimento médico, antes de ser encaminhado para o teste rápido, caso apresente algum dos sintomas relacionados ao vírus.

“Com a  aquisição de 10 mil testes rápidos pela Prefeitura, o Município passa a ampliar ainda mais a assistência à população, que tem procurado o serviço”, completou o gerente.

Boletim Epidemiológico

Até o último boletim apresentado pela Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (26), o Município registrou um aumento de mais 63 novos casos de coronavírus. Já são 358 casos confirmados, 678 em investigação, 12 óbitos e 110 casos recuperados. Para evitar a propagação do vírus, a população deve continuar seguindo as orientações dos órgãos de saúde, quanto ao isolamento social, uso de máscara e medidas de higiene.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados