Unidade de Saúde Jorge Quintella retomará atendimento à Atenção Básica na capital

Avanço na vacinação permitiu o encerramento de atendimentos para síndromes gripais na unidade, que retomará o atendimento ao público em geral

Unidade de Saúde Jorge Quintella retomará atendimento à Atenção Básica na capital

Avanço na vacinação permitiu o encerramento de atendimentos para síndromes gripais na unidade, que retomará o atendimento ao público em geral

Por Assessoria | Edição do dia 18 de dezembro de 2021
Categoria: Maceió, Saúde | Tags: ,,


Com o avanço da imunização contra a Covid-19 em Maceió, a Unidade Saúde Jorge Duarte Quintella Cavalcanti, localizada no Graciliano Ramos, retornará à Atenção Básica, com atendimentos à população por demanda espontânea, após readequações e reparos. De maio de 2020 a novembro de 2021, a unidade funcionou com atendimento especializado em síndromes gripais.

Unidade voltará a atender atenção básica. Foto: Ascom SMS.

No período de maior demanda, de março a maio deste ano, a unidade fez 9.305 atendimentos, chegando a 3.486 atendimentos em um mês. A procura pelos serviços na unidade caiu nos meses seguintes, à proporção que a vacinação avançou, resultando na redução do número de casos de Covid-19. Diante da estabilização da situação sanitária, a unidade passará por adequações e reparos para retomar o atendimento geral.

Além de retomar o atendimento aos usuários por demanda espontânea, a US Jorge Quintella também passará a funcionar como Corujão da Saúde, oferecendo serviços de saúde em horário estendido, das 17h às 21h.

“A devolução das unidades que funcionaram como referência em síndromes gripais à população das comunidades onde estão instaladas é uma conquista significativa da Saúde de Maceió. Para ter uma ideia, no mês de novembro, foram feitos 12 testes RT-PCR na unidade. Em maio deste ano, foram mais de 1.400. Esses resultados na redução da procura pelo serviço mostram a importância da vacinação e dos cuidados para a retomada da normalidade, incluindo funcionamento das unidades de saúde com suas atribuições de cuidados gerais à população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

Em novembro, a Jorge Quintella fez 1.044 atendimentos, 15 testes rápidos e 12 RT-PCRs, com um caso positivo de Covid-19 identificado em teste rápido. Durante o período de funcionamento como unidade de referência em síndromes gripais, de maio de 2020 a novembro de 2021, fez 38.234 atendimentos, 2.431 testes rápidos e 10.825 RT-PCRs, com 620 testes rápidos com resultado positivo para Covid-19.

As unidades de Novo Mundo, Walter Moura Lima (Santa Amélia), Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica) Jorge Quintella (Graciliano Ramos) funcionaram como referência em síndromes gripais, assegurando atendimento humanizado e testagem para as pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

As quatro unidades fizeram 113.523 atendimentos e foram retornando à Atenção Básica, à medida que a pandemia foi se estabilizando e a procura pelo serviço especializado foi reduzida. As duas primeiras voltaram ao atendimento geral em julho. A Conceição Paranhos atuou como URSG até agosto. A US Jorge Quintella passará por readequação estrutural para ser devolvida à população.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados