UNESCO e UNODC lançam série “Diálogos Globais” para escolas e universidades

UNESCO e UNODC lançam série “Diálogos Globais” para escolas e universidades

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 29 de novembro de 2020
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,,,,,,


 

Reconhecendo o papel da educação para promover o Estado de Direito e apoiar o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a UNESCO e o UNODC firmaram parceria em um projeto para promover a Educação para a Cidadania Global, que faz parte da iniciativa Educação para a Justiça (E4J), no âmbito do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha. 

A iniciativa E4J promove uma abordagem inovadora e criativa para fomentar o ensino de tópicos relacionados com o Estado de Direito nas escolas (níveis primário e secundário) e instituições de ensino superior em todo o mundo. A E4J está fazendo parceria com milhares de educadores e acadêmicos em todo o mundo, reconhecendo o papel crucial que as escolas e instituições de ensino superior desempenham como lugares onde a próxima geração terá o poder de se tornar os líderes necessários para amanhã. Os líderes precisavam fortalecer a paz e a justiça em todo o mundo e priorizar o cumprimento dos ODS.

Após o sucesso da E4J International High-Level Conference 2019 e inspirado pela vasta gama de abordagens inovadoras de todo o mundo para garantir que #LearningNeverStops , o UNODC sediará de 1 a 4 de dezembro de 2020 a E4J Global Dialogue Series, que consiste em discussões online nos tópicos de educação para o Estado de direito, voz dos jovens e o papel das escolas e instituições de ensino superior na contribuição para os ODS, em particular o ODS 16. As discussões incidirão e terão como alvo os níveis de ensino primário, secundário e superior, com um ênfase particular em como a comunidade educacional internacional precisa responder aos desafios crescentes que a educação enfrenta atualmente.

Para maiores informações sobre o programa, bem como para inscrição na série, visite o site da Iniciativa.

Programação divulgada no site das Nações Unidas no Brasil:

Três sessões serão conduzidas em português. No dia 2 dezembro (10h, horário de Brasília), a sessão “Diálogos Globais sobre Justiça, Direitos Humanos e Sustentabilidade no Ensino Superior” reúne profissionais da educação e pesquisadores para analisar os temas sob a perspectiva de instituições de ensino superior de língua portuguesa.

No dia 3 de dezembro (12h, horário de Brasília), a sessão “MUNs, Prevenção do Crime e Educação para a Cidadania Global: Percursos educativos para reforçar o conhecimento sobre o Estado de Direito entre jovens” convida tomadores de decisão, professores, estudantes e organizadores de Modelos das Nações Unidas (MUN) de Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Argentina a debater o papel desta prática pedagógica na formação de lideranças jovens capazes de prevenir a criminalidade em suas comunidades.

Já a sessão “Educação para Justiça nos Países de Língua portuguesa: Desafios e Perspectivas” traz autoridades da Educação, ativistas, artistas e profissionais da educação para refletirem sobre como países de língua portuguesa podem avançar suas práticas de promoção da justiça através da educação formal, não-formal e informal.

Inscreva-se!

 

*** Fonte: site do E4J Initiative – UNODC

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS  E OPORTUNIDADES LIGADAS À EDUCAÇÃO INTERNACIONAL NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.

 

*** Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

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