Uncisal promove “Encontros Gestar, Parir e Lactar em Tempos de Covid-19”

Evento virtual contará com palestras de obstetra, nutricionista, pediatra e psicólogo

Uncisal promove “Encontros Gestar, Parir e Lactar em Tempos de Covid-19”

Evento virtual contará com palestras de obstetra, nutricionista, pediatra e psicólogo

Por Ascom Uncisal | Edição do dia 27 de abril de 2021
Categoria: Notícias, Saúde


Denise de Omena Ramos, autora do projeto e enfermeira do NAISST (Foto: Ascom Uncisal)

Diante das complicações para a gestação, para o feto e recém-nascido no cenário de pandemia da Covid-19, é necessário refletir sobre o estar gestante e lactante e a importância do cuidado profissional, sobretudo da equipe de saúde. Devido ao risco elevado de morbimortalidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as gestantes e lactantes como grupo de risco para Covid-19.

Se na maioria dos infectados os sintomas apresentados são leves, a exemplo de febre e tosse seca, em mulheres na segunda metade da gestação há outros sintomas que podem aparecer com menor intensidade, como fadiga, dispneia, diarreia, congestão nasal e coriza. Algumas mulheres podem apresentar ainda complicações mais graves, como a síndrome respiratória aguda grave.

Soma-se a isso o receio quanto à impossibilidade de escolher entre o parto normal ou cesárea. A literatura aponta que gestantes com infecção por Sars-Cov-2 e que evoluem para um quadro grave associado a uma comorbidade têm probabilidade aumentada de passar por um parto cesariano de emergência ou um parto prematuro, o que eleva o risco de morte materna e neonatal.

É para orientar gestante e lactantes acerca da gestação, dos cuidados puerperais e neonatais durante a pandemia por COVID-19, que a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), através da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e da Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-estar (SASBEM), irá promover durante o mês de maio os encontros “Gestar, Parir e Lactar em Tempos de Covid-19”.

O projeto será realizado por meio de videoconferência interativa através do canal da Uncisal no Youtube e contará uma equipe multiprofissional composta por obstetra, nutricionista, pediatra e psicólogo para conduzir as palestras. Os encontros virtuais acontecerão dias 05, 12, 19 e 26 de maio, sempre às 15h.

De acordo com a autora do projeto e enfermeira do Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (NAISST/Uncisal), Denise de Omena Ramos Silva, o objetivo é também oferecer apoio, suporte multiprofissional e, consequentemente, qualidade de vida e olhar humanizado para as servidoras gestantes e lactantes durante os encontros por videoconferência.

“Queremos abrir espaço para a escuta e diálogo, de modo que as futuras mamães possam expressar suas dúvidas, medos, ansiedades, e auxiliá-las a lidar com as frustrações e mudanças que ocorrem durante a gestação e puerpério, considerando o contexto pandêmico. O projeto surgiu para preparar as servidoras da Uncisal para uma gravidez e puerpério saudáveis durante a pandemia por Covid-19 e para todas as mamães que estarão acompanhando os encontros virtuais abertos a toda população”, destacou Denise de Omena Ramos.

Segundo ela, o projeto pretende alcançar, além das gestantes, as nutrizes que amamentam crianças até 2 anos de vida ou mais. Nesse contexto, o universo será representado pelas servidoras gestantes e lactantes até os 2 anos de vida ou mais da criança que trabalham na Uncisal, presentes nas Unidades Assistenciais compreendidas pelo Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) e Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e nas Unidades de Apoio Assistencial, como o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), Ambulatório de Especialidades Médicas (AMBESP), Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (ETSAL), além do Centro de Diagnóstico e Imagem (CEDIM) e o prédio sede.

“Escolhemos o mês de maio para lançar este projeto por ser o mês dedicado às mães. Também queremos reduzir estresse e ansiedade dessas trabalhadoras com a promoção da sua saúde mental”, completou Denise de Omena.

Imagem: Ascom Uncisal

Programação – Os encontros “Gestar, Parir e Lactar em Tempos de Covid-19” serão realizados pela Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-estar (SASBEM) e seus núcleos (Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador – NAISST; Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho – NEQVT; e Núcleo de Apoio às Ações de Humanização da Atenção e Gestão – NAHUM).

Nesses encontros, os profissionais palestrantes abordarão temas relevantes ao momento gestacional e puerperal no contexto da pandemia por Covid-19, sanando dúvidas e orientando para o desenvolvimento saudável e tranquilo da gestação, parto e puerpério.

A primeira palestra será no dia 5 de maio, às 15h, com a obstetra, ginecologista e colposcopista Sandra Helena Rios de Araújo. Ela vai abordar sobre o acompanhamento em pré-natal, cuidados e adaptações durante a pandemia; afastamento do trabalho; parto na suspeita ou confirmação de covid-19; pós-parto na suspeita ou confirmação de covid-19; e amamentação por mães com suspeitas ou portadoras de covid-19.

No dia 12 de maio, também às 15h, será a vez das nutricionistas Renata Maria de Magalhães Moura Protásio e Maria Patrícia Torres. Elas irão orientar as participantes sobre  alimentação saudável das gestantes e nutrizes durante a pandemia por Covid-19; alimentos que aumentam a imunidade; obesidade, isolamento, doenças crônicas e COVID-19; insegurança alimentar no contexto pandêmico; aleitamento materno; higiene e preparo dos alimentos.

O terceiro encontro será com a pediatra e neonatologista Andréa Pinheiro. Ela vai falar dos cuidados gerais em saúde com o recém-nascido em tempos de COVID-19; aleitamento materno no contexto pandêmico; efeitos indiretos da COVID-19 na saúde da criança: quedas nas coberturas vacinais em todo o mundo, queda na cobertura de programas de triagens Efeitos diretos da Covid na saúde da criança: manifestações e sintomas clínicos da covid na criança, providência a ser tomada pelos pais com crianças com quadros suspeitos; medidas de prevenção ao covid-19 nas crianças; e promoção da saúde mental das crianças em meio a pandemia.

O último encontro será dia 26 de maio, às 15h, com a psicóloga clínica perinatal Fabiana Amorim, que também é Terapeuta Comunitária e Educadora Pré-Natal. Ela vai abordar os efeitos da Covid na saúde mental das gestantes e lactantes; adoecimento psicológico das gestantes e nutrizes decorrentes do estresse, ansiedade, medo, pânico, isolamento social, violência doméstica Orientações em saúde para as gestantes e lactantes manterem a saúde mental no enfrentamento da pandemia. Além disso, vai discutir também sobre tristeza, psicose e depressão pós-parto.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados