Uncisal compartilha experiências no ensino e serviço de saúde prestado à comunidade no período da pandemia

Publicação ‘PET-Saúde Interdisciplinaridade: Conectando saberes e ampliando possibilidades’ firma compromisso com o fortalecimento das políticas indutoras da formação em saúde

Uncisal compartilha experiências no ensino e serviço de saúde prestado à comunidade no período da pandemia

Publicação ‘PET-Saúde Interdisciplinaridade: Conectando saberes e ampliando possibilidades’ firma compromisso com o fortalecimento das políticas indutoras da formação em saúde

Por Ascom Uncisal | Edição do dia 15 de março de 2021
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,


As professoras da Universidade Estadual de Ciências da da Alagoas (Uncisal) Angela Lima Peres, Maria Lucélia da Hora Sales e Maria Rosa da Silva lançam o e-Book ‘PET-Saúde Interdisciplinaridade: Conectando saberes e ampliando possibilidades’ nesta segunda-feira (15/03), às 19h, pela plataforma Google Meet https://meet.google.com/kwv-bqsn-cte. A publicação, organizada pelo trio de docentes da Uncisal, é uma rica contribuição para os principais desafios em busca da integralidade do cuidado e de uma maior qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O e-Book apresenta as experiências do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade vivenciadas no período de 2019/2020, pelo trabalho integrado, interdisciplinar e interprofissional de tutores, preceptores e monitores da Uncisal e da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), sob coordenação do Ministério da Saúde (MS). A ideia das autoras foi apresentar estratégias que estimulassem a educação permanente dos diversos atores, incluindo os profissionais em serviço.

“Esperamos que nossos esforços na construção deste material inspirem profissionais, gestores, docentes e discentes na busca permanente pela melhoria do ensino e dos serviços prestados à comunidade, nos mais diversos cenários, com vistas ao fortalecimento da qualidade da atenção à saúde no âmbito do SUS”, comentou a Profa. Angela Lima Peres, uma das organizadoras do e-Book.

A Profª Maria Lucélia da Hora Sales afirmou que a transformação efetiva proporcionada pelo projeto do PET-Saúde acontece no âmbito do ensino – com as mudanças curriculares e no perfil da formação profissional; no trabalho colaborativo e integrado com outros profissionais de saúde – valorizando a integração do cuidado; e no retorno proporcionado no serviço. Todas essas mudanças tiveram um papel muito importante no período de pandemia.

No momento de afastamento social como medida para reduzir o avanço da pandemia, o projeto PET-Saúde avançou na elaboração de recursos educativos que dialogassem com a necessidade do serviço/população no combate da pandemia. “A troca de saberes entre profissionais de saúde, preceptores/servidores, estudantes e população fortaleceu muito a mudança nas práticas educativas – que aconteceram de forma remota -, e também na confecção de recursos educativos fundamentais para a mudança na prática de profissionais de saúde e usuários”, pontuou Lucélia da Hora.

Toda essa experiência está registrada no e-Book ‘PET-Saúde Interdisciplinaridade: Conectando saberes e ampliando possibilidades’ que estará disponível para download gratuito em breve.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados