Uma observação sobre a fotografia de reflexo

Por | Edição do dia 12 de julho de 2016
Categoria: Cultura | Tags: ,,,,


13612400_10154332473449805_4332733979168462939_n

A paixão é tão acentuada, que até a foto do perfil de Larissa Lisboa, é um auto-reflexo (Foto: arquivo pessoal)

Um espelho em cores ou em preto e branco. A realidade refletida através do olhar de quem capta um jeito diferente de perceber o ambiente em que está inserido. É assim que quem acompanha o “Diário Refletido” pode traduzir ao acompanhar as publicações no Facebook desse projeto fotográfico.

A idealizadora do “diário de fotografia de reflexos” é a videomaker Larissa Lisboa, que observa essa estética diferenciada desde 2011, traduzindo sentimentos e questionamentos num relicário artístico e cheio de significações.

A idealização se expandiu e agora também estampa artigos como camisetas, almofadas, pôsteres e muitos mais. Tudo isso resultado de uma paixão que nasceu, cresceu e agora é produzida livremente pela internet.

O Dia Mais bateu um papo com a Larissa Lisboa sobre a história desse lindo projeto de fotografia. Confira abaixo.

O Dia Mais – Essa pergunta não pode deixar de ser realizada. Como e quando surgiu a ideia de criação do “Diário Refletido”?

Larissa Lisboa – Em maio de 2014, a partir do desejo de compartilhar a paixão por reflexos, como proposta de comunidade colaborativa de fotografias de reflexo, independente do equipamento utilizado para fotografar (celular, tablet, câmera).

Por que retratar, especificamente, a estética do reflexo na fotografia?

Observo e registro a estética do reflexo na fotografia desde 2011, pela possibilidade de enxergar o que está ao meu redor abstratamente, invertido ou de ponta cabeça, uma paixão que deságua no Diário Refletido e no La Refletida. Renovo a cada encontro com uma poça d’água ou outra superfície reflexiva que fotografo (e que ilumina o meu olhar) o meu desejo de cotidianamente registrar os reflexos ao meu redor.

A página do Facebook do Diário Refletido possui mais de mil curtidas. Como foi sendo feita a conquista desse público?

Utilizando as opções que o Facebook oferece, convidando amigos, através de amigos que indicaram e compartilharam, investindo em anúncio e promoções.

13507200_618113548343690_9033235415369340609_n

Fotografia de Larissa Lisboa, intitulada de “Longe”

Falando em público. Os trabalhos possuem não apenas suas fotografias, como também a contribuição de várias pessoas. Como você avalia essa recepção o como esse cenário é importante para o que você idealizou no início do projeto?

A essência do Diário Refletido é o encontro entre olhares, dos que fotografam aos que apreciam, como comunidade os colaboradores que dão a cara do Diário, fortalecendo a estética e proliferando o compartilhar dos registros.

Existe também, no YouTube, pequenos vídeos realizados por você em cenários refletidos. Que sensação você deseja passar?

A sensação que tenho quando faço os vídeos é de êxtase, acho que não consigo transmiti-la. Torço para instigar a curiosidade dos seguidores, e me realizo compartilhando um momento refletido. Entretanto não recebo feedbacks sobre os vídeos. Na lista tem um vídeo muito bom de Luciano Alves, único colaborador que mandou vídeo pelo Youtube.

13516359_621034274718284_1186328956458700676_n

Contribuição de uma das seguidoras da página, Ana Galganni, intitulada de “Mariposa de Da Vinci”

Você acredita que seu trabalho foi bem recebido e entendido pelo público?

Sim, foram os feedbacks que recebi em fotografias de reflexo antes até do Diário Refletido que me impulsionaram a persistir fotografando. Um dos feedbacks mais emocionantes foram e são quando compartilham um fotografia de minha autoria com indicação/comentário. Um fator que impulsionou também foi e é perceber os seguidores curtindo diariamente.

A página “La Refletida” nos trás um trabalho recente seu das fotografias refletidas virando estampas para diversos materiais, como almofadas, capas de celular, agendas, pôsteres e camisetas. Você pode falar um pouco sobre essa ideia?

La Refletida é um espaço fruto do amadurecimento que conquistei após 700 dias de aprendizado no Diário Refletido, onde apresento as minhas experimentações visuais e divulgo os artigos estampados com minhas fotografias que estão sendo viabilizados pelo Colab55. Ao concretizar o desejo de ver minhas fotos estampando camisa, caneca, sketchbook, bolsa (etc), passei a perceber quantas fotografias do meu acervo podiam dar boas estampas.

Além da minha escolha de estampas, estão sendo disponibilizados para votação dos seguidores da “La Refletida” as fotografia publicadas no mês corrente, as mais populares (curtida, comentada e compartilhada) serão disponibilizadas ao fim de cada mês no colab55.

13450227_616836765138035_1102184253670588426_n

Contribuição da seguidora Lara Martiliano, intitulada de “Tenho doses de felicidade / Na pequenez da simplicidade”

Mesmo não existindo uma página do Diário no Instagram, a hashtag #diariorefletido possui 231 publicações sobre esse olhar do reflexo. Você já pensou em levar o projeto para essa rede social?

Recentemente cogitei. Inclusive agradeço, que fui conferir depois que li aqui e revisitei, percebi que não havia visto todas as colaborações por lá. Ainda não tem previsão de um perfil do Diário Refletido no Instagram, mas é possível.

Qual a contribuição do Diário para a fotografia?

Para a minha, toda. Desejo que o Diário Refletido aproxime e renove os olhares dos que amam fotografia, que já sabem o quanto é apaixonante ou que podem ainda não saber o quanto amam reflexo e fotografar reflexo.

Se você fosse pensar em futuro, o que esperaria do Diário Refletido? Há novas ambições a caminho?

Uma ambição ainda não concretizada é uma exposição de minhas fotos refletidas e publicar um fotolivro refletido com uma tiragem expressiva. Realizar uma exposição reunindo os colaboradores do Diário Refletido é o sonho mais ousado que aflorou até agora.

Confira os links do trabalho:

Página do Facebook Diário Refletido: https://goo.gl/jU85RN
Página do Facebook do La Refletida: https://goo.gl/sY2fvB
Canal no YouTube: https://goo.gl/khVkDl
Colab55: https://goo.gl/TWFZdD

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados