Por:  
Jessyka Soares

UM GIRO DE 360º COM EDUARDO BASTOS


Publicado em:  21/05/2019
Eduardo Bastos Perfil

Eduardo Bastos. Créditos: Divulgação.

Quem passa pelas ruas do centro não imagina que em qualquer esquina a gente poderá se esbarrar com Eduardo Bastos um artista visual que reflete em suas dóceis pinceladas o dia a dia da capital, gente simples com sacolas nas mãos, funcionários apressados para bater o ponto, monumentos, igrejas ou seres anônimos dessa fantástica vida são pratos cheios para a inspiração mágica do desenhista.

Eduardo que tem um olhar sensível e treinado pelos anos de estudo como arquiteto aprimora sua experiência nas brechas escondidas da cidade registrando primorosas aquarelas feitas a partir do sentir Maceió, sua gente, saberes e luta.

“Um exímio desenhista que tem uma verdadeira obsessão por entender a vida. Quer seja registrando a cidade, suas ruas e edificações e principalmente os atores deste palco, não só os que estão sob as luzes dos holofotes, mas também os que jamais chegarão sequer a figurantes, escondidos nas sombras e ignorados por aqueles que os consideram apenas elementos desprezíveis no cenário.” Destaca Maria do Socorro Lamenha, amiga e curadora da exposição.

Os desenhos podem ser apreciados a partir de um olhar gentil que redimensionam os aspectos da sociedade, trabalhos delicados que encantam pela beleza, mas muitas vezes incomodam porque destacam a verdadeira realidade da cidade. “Gosto de retratar minha cidade, sua gente, sua cultura. São essas coisas que me inspiram. Procuro despertar o meu olhar pra o cotidiano e nas minhas caminhadas, percebo a carência de um povo tão desprovido de políticas publicas, especialmente aqueles marginalizados e brutalmente castigados por um sistema, uma sociedade mercantilista e hedonista, onde as aparências ganham mais espaço que a essência”. Ressalta o Eduardo.

A exposição contará com uma série de aquarelas que retratam a alma da cidade em suas Igrejas, monumentos, cidadãos comuns e folguedos da cultura popular, um olhar generoso sobre a capital.

blog-aqui-acolc3a1-eduardo-bastos-40

Chapéu de Guerreiro. Créditos: Divulgação.

De acordo com Maria do Socorro as impressões não se restringem apenas a um olhar de 180º e sim de 360º porque toda a cidade está ao alcance da percepção apurada de Eduardo, com isso pode ser percebida a grande dimensão de seus trabalhos. “Os trabalhos de Eduardo, como lentes, ampliam e ao mesmo tempo revelam aspectos do que está diante de nós. Encantam porque belos e incomodam porque nos forçam a ver. E, mesmo que num primeiro momento seja um olhar ligeiro, voltamos a olhar de novo... e de novo, não só uma volta de 180°, mas 360°, levando-nos ao ponto inicial sempre revelando um novo aspecto do agora conhecido”. Relata a curadora.

O trabalho de Eduardo Bastos traz muito do urbano e do interior, fazendo relembrarmos dos tempos de uma Maceió interiorana e das questões sociais como um todo.

A curadoria está sob os cuidados da maravilhosa Professora Socorrinho Lamenha uma das maiores referências no Estado quando o quesito é Arte Contemporânea. “Socorrinho é minha grande mestra e amiga, foi ela quem me incentivou à minha primeira exposição individual, é ela que alimenta minha inquietação, a saber, mais sobre Arte. Acho-a um patrimônio de Alagoas, uma enciclopédia ambulante que tá sempre estimulando seus alunos à pesquisa, ao conhecimento, à curiosidade, quando diz: Quando a gente sabe é mais gostoso! O público e a comunidade artística veem nela uma grande referência, eu sinto uma grande responsabilidade nessa parceria e um frio na barriga!” destacou Eduardo em meio aos sorrisos.

A Exposição 360º Eduardo Bastos será aberta no próximo dia 23 de Maio a partir das 19 horas no Complexo do Teatro Deodoro no centro e permanece para a visita do público até 21 de Junho.

Serviço

EXPOSIÇÃO 360º GRAUS EDUARDO BASTOS

Visitação: de 23 de Maio a 21 de Junho de 2019.

Local: Complexo do Teatro Deodoro, centro.

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, 08h às 18h./ Quartas até as 20h/ Domingos e feriados: das 14h às 17h.

ENTRADA FRANCA!

Deixe uma resposta

O DIA MAIS

/ Notícias em qualquer lugar.
No O Dia Mais, você encontra as últimas notícias de Alagoas 

e do mundo, tudo sobre o seu time e muitos outros conteúdos .

GRUPO /JORNAL O DIA

© 2000 - 2022
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram