Últimos dias de inscrição para bolsa para artistas e pesquisadores nos EUA
Últimos dias de inscrição para bolsa para artistas e pesquisadores nos EUA
Por Alyshia Gomes | Edição do dia 28 de julho de 2021
Categoria: Opiniões
| Tags: bolsa de estudo nos Estados Unidos,bolsa para artista,Comissão Fulbright,Comissão Fulbright Brasil
As inscrições para o edital da Comissão Fulbright Brasil voltado para artistas e pesquisadores realizarem performances, pesquisas ou ministrarem cursos na Indiana University ainda estão abertas.
A Cátedra é destinada, então, a acadêmicos ou profissionais que atuem nas áreas de música (performance, composição, estudos de jazz, teoria musical, musicologia, etnomusicologia e artistas) ou nas artes (artes visuais, teatro, drama ou dança contemporânea). A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar performances, pesquisas e/ou ministrar cursos.
Atenção para o detalhe do edital, pois a instituição de ensino tem preferência por pessoas que trabalhem com teatro, drama ou dança contemporânea. As inscrições de pesquisadores do âmbito literário e cultural também são bem-vindas.
Caso o candidato seja acadêmico (professor/pesquisador), precisa necessariamente possuir doutorado e ter ao menos 5 anos de experiência profissional.
Caso o candidato seja intérprete ou artista, deve possuir ao menos 5 anos de experiência profissional em atuação ou gravações já reconhecidas.
Além disso, todos os candidatos devem:
- Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Ser afiliado a uma instituição de ensino superior como docente e/ou como pesquisador em instituição de pesquisa, ou ser artista/intérprete, compositor, músico profissional, além de artistas nas áreas de teatro, drama ou dança contemporânea;
- Ter fluência em inglês;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo; e
- Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA.
Aqui estão os benefícios ofertados pelo programa:
- US$ 20.000 para cobrir as despesas de passagem aérea e manutenção nos EUA por quatro meses;
- Taxa do visto J-1;
- Moradia ou auxílio moradia, sujeito a taxas, para o bolsista na cidade de Bloomington, Indiana, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes em Indiana;
- Seguro em relação a acidentes e doenças (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges); e
- Acesso às facilidades e serviços de Indiana, como escritório, espaço para ensaio, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino.
Mais informações em no site da Fulbright Brasil.
ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO E OUTRAS OPORTUNIDADES NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.