Ufal apresentar cursos de graduação para estudantes do médio

Mostra de cursos ‘Ufal de Portas Abertas’ acontece no dia 28 de novembro; escolas públicas e privadas podem se inscrever

Ufal apresentar cursos de graduação para estudantes do médio

Mostra de cursos ‘Ufal de Portas Abertas’ acontece no dia 28 de novembro; escolas públicas e privadas podem se inscrever

Por | Edição do dia 15 de novembro de 2018
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,,,


content_id

Com o objetivo de aproximar a Universidade Federal de Alagoas da comunidade externa, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Secretaria do Estado da Educação (Seduc), realiza no dia 28 de novembro a  Mostra de cursos de graduação: Ufal de Portas Abertas. O evento busca apresentar os cursos de graduação oferecidos pela instituição para os estudantes que estão concluindo o ensino médio e desejam entrar na universidade.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, destaca que um dos aspectos mais importantes da mostra é fazer com que os concluintes do ensino médio conheçam os cursos e suas respectivas áreas de atuação, o que proporciona mais segurança ao escolher a graduação.

“Nosso objetivo é oportunizar que os estudantes façam escolhas conscientes após o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Isso é um fator que a gente entende que contribui muito para amenizar a evasão futura, porque o estudante já entra no curso com uma escolha consciente, com identidade àquele curso, e pode ser um fator que no futuro crie essa identidade de maneira que o estudante não venha evadir. Ele já entra na universidade consciente do que é o curso, conhecendo as especificidades, as áreas de atuação e de formação”, afirma a pró-reitora.

Todas as escolas que possuem turmas de ensino médio podem participar do evento, mas precisam preencher o formulário em anexo e enviá-lo à Prograd. Integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), composto por estudantes de diferentes cursos, ressaltam a necessidade de os concluintes poderem se habituar com a universidade antes de ingressar como graduando.

“Essa atividade é extremamente importante para que a gente consiga ultrapassar os muros da universidade, levando a perspectiva de um ensino superior público, gratuito e de qualidade para escolas, e mostrar para os estudantes do ensino médio e técnico que é preciso fazer pesquisa e fazer ciências através de uma universidade pública federal, que hoje representa o avanço da educação brasileira, a resistência do sistema público e a defesa da soberania nacional”, disse Lucas Cavalcante, coordenador geral do diretório.

Participação das Unidades Acadêmicas

De acordo com a Prograd, a participação dos cursos é extremamente importante e os coordenadores podem manifestar interesse até o dia 18 de novembro. Para isso, é preciso definir professores, técnicos e estudantes que vão organizar e coordenar a acolhida e apresentação dos cursos, definir um espaço para os visitantes e organizar os materiais para a apresentação.

“Essa mostra é para estreitar a relação entre a universidade, que quer ser socialmente referenciada, com as escolas públicas e particulares. O objetivo é trazer os estudantes do ensino médio para que eles conheçam a universidade, os seus cursos, a sua estrutura, e a universidade pública como um grande patrimônio da sociedade brasileira, e de forma particular, da sociedade alagoana”, disse Sandra Paz.

Programação

Para que todos os estudantes inscritos sejam contemplados, haverá programação nos três turnos, às 8h, às 14h e às 19h30. As atividades contarão com a participação da reitora Valéria Correia, das Pró-reitorias de Extensão (Proex), Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Manhã:

8h às 8h30 – Momento de Acolhida Institucional – apresentação geral sobre os cursos e a Universidade

8h45 às 11h30 – visitas aos cursos, biblioteca, reitoria (com grupos à escolha dos estudantes)

Tarde:

14h às 14h30 – Momento de Acolhida Institucional – apresentação geral sobre os cursos e a Universidade

14h45 às 17h30 – Visitas aos cursos, biblioteca, reitoria (com grupos à escolha dos estudantes)

Para mais informações sobre a participação das Unidades Acadêmicas e das escolas, os interessados devem entrar em contato com a Prograd, através do telefone 3214-1084 ou 3214-1110.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados