Transplantio de árvores: técnica preserva espécies no agreste alagoano

Iniciativa da Agreste Saneamento replantou árvores adultas numa distância de 30 km entre os municípios de Campo Grande e São Brás

Transplantio de árvores: técnica preserva espécies no agreste alagoano

Iniciativa da Agreste Saneamento replantou árvores adultas numa distância de 30 km entre os municípios de Campo Grande e São Brás

Por Assessoria | Edição do dia 23 de abril de 2021
Categoria: Meio Ambiente, Notícias | Tags: ,,


Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma técnica inovadora preservou espécies de Pau Brasil da região agreste de Alagoas. Conhecida como transplantio, o trabalho consiste na retirada de árvores de um determinado ponto a outro, com as mesmas condições do ambiente original, para que se desenvolvam. A iniciativa foi realizada pela Agreste Saneamento, empresa controlada pela Iguá Saneamento, e permitiu que árvores originárias do município de Campo Grande fossem levadas ao município de São Brás, uma distância de mais de 30 km.

A ideia surgiu após a necessidade de ampliação de uma das instalações da empresa no município de Campo Grande. As árvores necessitariam de supressão, obedecendo o que preconiza a legislação ambiental. Mesmo com a autorização para a retirada, a equipe de sustentabilidade da Agreste percebeu que poderia ir além.

“Aplicamos dois aspectos do DNA Iguá: sustentabilidade é a base, e ser diferente é um caminho para ser melhor. A partir daí, decidimos seguir pela alternativa mais relevante para o meio ambiente. Realizamos um estudo que comprovou a viabilidade de transplantar as árvores, também nos arredores de uma instalação da empresa, mas em outro município”, detalha Marcello Cardoso, gerente operacional da Agreste Saneamento.

Como explica Marcello o transplantio é normalmente empregado para mudas. Realizar o trabalho com árvores adultas exigiu dedicação e esforço conjunto.

“Contratamos uma consultoria especializada para executar o trabalho e fizemos todo o planejamento desde a retirada até o replantio. Mesmo após a finalização, realizamos o acompanhamento para garantir que as plantas permanecessem em boas condições. O transplantio foi um sucesso. E o mais importante: conseguimos preservar as espécies. Entendemos que precisamos dar nossa contribuição, assumir o papel na proteção ambiental da região” enfatiza.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi reconhecida como a melhor companhia para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi selecionada pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas.

O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados