Tradição milenar da cavalhada será apresentada em Bebedouro no dia 5

Tradição milenar da cavalhada será apresentada em Bebedouro no dia 5

Por | Edição do dia 1 de junho de 2016
Categoria: Esportes


Cavalhada realizada no bairro do Bebedouro (foto: acervo Museu Théo Brandão)

 

Marcelo Alves – Repórter

A tradicional cavalhada do bairro de Bebedouro promete mais uma vez resgatar e propagar a uma cultura milenar, bem como agitar o bairro. O evento será realizado neste próximo domingo, dia 5, às 15h, no terreno chamado “antiga vacaria”. Estarão presentes 18 cavaleiros de diversos municípios de Alagoas, que irão participar da tradicional disputa do azul com o encarnado no jogo de argolinhas.

A cavalhada terá início com a solenidade de reverência dos cavaleiros em frente à igreja da Paróquia de Santo Antônio, que fica na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, a partir das 15h. Uma banda de pífano estará à frente dos cavaleiros, tocando e guiando-os até a igreja e em seguida o grupo musical irá conduzi-los até o terreno da antiga vacaria, onde terá início a competição das argolas. Durante esse momento solene, os cavaleiros irão desfilar montados em seus respectivos cavalos pelas principais ruas do bairro de Bebedouro, dando oportunidade aos moradores de prestigiarem e participarem da tradição.

Ao final da cavalhada, os cavaleiros que se sagrarem campeões do jogo de argolinhas receberão premiação em troféus.

CAVALHADA – De acordo como site Wikipedia, a cavalhada é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista. Era um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados