Tire suas dúvidas sobre a votação deste domingo (28)

Eleitores alagoanos vão votar apenas para presidente no 2º turno

Tire suas dúvidas sobre a votação deste domingo (28)

Eleitores alagoanos vão votar apenas para presidente no 2º turno

Por | Edição do dia 26 de outubro de 2018
Categoria: Notícias, Política | Tags: ,,,,


 (Reprodução)

(Reprodução)

Em Alagoas, 2.187.997 estão aptos a votar. No segundo turno os eleitores alagoanos vão votar apenas para presidente.

Abaixo é possível encontrar informações sobre requisitos para uma votação tranquila, procedimentos para eleitores com necessidades especiais, pessoas no exterior, além da indicação sobre o que é permitido e o que não é durante o dia das eleições. Confira:

Horários

Nesse 28 de outubro, o eleitor deve ir à seção eleitoral entre as 8h e as 17h. O período será o mesmo do primeiro turno. A partir das 19h: começam a ser divulgados os resultados parciais para presidente. O TSE só divulga esses números após fechadas todas as seções eleitorais do país. Por causa do fuso horário do Acre, isso acontece às 19h do horário de Brasília.

Se eu não votei no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma nova eleição e, por isso, o eleitor que não votou no primeiro turno deverá votar no segundo turno, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mesmo não tendo justificado sua ausência no primeiro turno, ele não está impedido de votar no segundo, porque têm até 60 dias para fazê-lo.

No dia da votação, pode ir com camiseta ou adesivo de candidato?

A legislação permite a manifestação “individual e silenciosa” da preferência do eleitor. A lei não cita especificamente o uso de camisas e bonés, porém a justiça eleitoral entende que se o eleitor usar esses itens nas condições acima, não há problema.

O que levar para o local de votação?

O eleitor que não tiver feito o recadastramento biométrico deve levar um documento com foto e o título de eleitor. Para quem já fez, basta baixar o e-título no smartphone e apresentar no momento do voto, a validaçao será feita com a digital.

O eleitor pode pedir ajuda aos mesários na hora de votar?

Sim, mas somente quanto à maneira de votar. Os mesários são proibidos de orientar o eleitor quanto às teclas numéricas que devem ser digitadas, não podendo, em hipótese alguma, ficar ao lado do eleitor, para que seja preservado o sigilo do voto.

Comercialização de bebida alcoólica é proíbido?

Assim como no primeiro turno, está proíbido a comercialização de bebida alcoólica da madrugada do domingo até as 18 horas do dia da votação do segundo turno, em Alagoas, conforme portaria publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

É crime transportar eleitores em dia de eleição?

Sim, é proibido em dia de eleição o transporte gratuito de eleitores para os locais de votação, bem como o fornecimento gratuito de alimento.

A falta de energia elétrica compromete o funcionamento da urna eletrônica?

Não. Ela possui uma bateria interna e, se necessário, poderá ainda ser utilizada bateria externa.

O que acontece com o eleitor que votar ou tentar votar por outro eleitor?

Responderá por crime eleitoral, cuja pena é de até 3 anos de reclusão.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados