Teca Nelma quer vacinação contra o HPV dentro das escolas municipais

Teca Nelma quer vacinação contra o HPV dentro das escolas municipais

Por Assessoria | Edição do dia 18 de março de 2021
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,


Teca Nelma (Foto: Assessoria)

A vereadora Teca Nelma apresentou um projeto de lei para que a vacinação de crianças e adolescentes contra o vírus HPV ocorra também dentro das unidades escolares, na rede municipal de ensino. Além disso, o projeto também cria o dia “D” de combate ao câncer de colo do útero, na data de 25 de março. “Esse Projeto de Lei se preocupa, principalmente, com a prevenção, com o direito à informação e em proteger a vida das nossas mulheres”, afirmou a vereadora.

O projeto foca nas diretrizes da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, vinculada ao Ministério da Saúde, priorizando o público alvo de meninas e adolescentes, de 9 a 14 anos, e meninos e adolescentes de 11 a 14 anos. Não excluindo as demais crianças e adolescentes que, eventualmente, não estejam matriculadas em unidades de ensino.

A vereadora reforça que, apesar do HPV ser um vírus frequentemente encontrado nas mulheres, ele pode ser extremamente danoso à longo prazo. Principalmente no Nordeste, que detém uma maior incidência do vírus. “Também estamos no Março Lilás, mês de campanha para conscientizar sobre o câncer do colo do útero, causado pela infecção persistente do HPV. No Brasil, esse é o terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Isso reforça a importância de imunizar essas jovens o mais cedo possível”.

O município de Maceió já tem uma lei, de autoria da deputada federal Tereza Nelma, quando era vereadora, instituindo o Março Lilás e dedicando o mês ao combate ao câncer de colo de útero. “É muito importante que, além de receber a vacina, esses jovens tenham acesso à informação e as formas de prevenir o contágio por esse vírus, para que assim possamos avançar nesse combate”, reafirmou a vereadora.

O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Maceió.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados