, Quinta-Feira - 9 de Abril de 2020

 

Tatuador cria evento para fazer tatuagens que alertam sobre alergias e doenças crônicas

Carol Amorim - Repórter / 8:00 - 26/01/2020

O tatuador Tiago Silva, 27, criou o evento Tatuagem Alerta com o intuito de ajudar as pessoas com o auto-cuidado


c4d642d0-9ab9-4bfc-9300-c1c6a353aa0b

Tiago conta que a ideia do Tatro Alerta veio de um cliente. Foto: Reprodução / Vídeo / John

Para quem já tem e para quem deseja fazer uma tatuagem, as motivações para eternizar o desenho sobre a pele são diversas. Geralmente, as razões estéticas e as homenagens se sobressaem como requisito para fazer uma tatuagem. Porém, há pessoas que optam pelo desenho que alerte sobre alergias, tipo sanguíneo e doenças crônicas, para situações de emergência. E, para proporcionar acesso aos desenhos e cuidado com a saúde, o tatuador Tiago Silva, 27, decidiu lançar a iniciativa Tattoo Alerta, uma ação que cobra apenas a doação de alimentos dos interessados em troca dos informativos na pele.

Há três anos Tiago Silva atua como tatuador em Maceió. Ele conta que sempre gostou de desenhar e que, a princípio, aprendeu a arte de tatuar sozinho. Ele conta que o desejo de ser tatuador veio com o tempo e que, antes da profissão, ele exerceu outras atividades. Depois, ele resolveu aperfeiçoar seus desenhos, começou a tatuar em peles sintéticas e com o tempo, e dicas de outros amigos tatuadores, ele começou a eternizar seus primeiros rabiscos nas pessoas.

Com o foco na tatuagem, Tiago criou seu estúdio de trabalho e, após a ideia de uma cliente, ele resolveu por em prática o Tatto Alerta em Maceió.

3740057e-7023-4a7c-8eef-db1df5c2b6b7

O Tattoo Alerta foi lançado no ano passado e já rendeu duas edições. Foto: Reprodução / Vídeo / John

“Ela me contou que já tinha ouvido falar sobre esse tipo de tatuagem de alerta. Quando pesquisei, vi que outros tatuadores já faziam em outros estados. Achei a ideia bacana e, por isso, resolvi fazer as ações aqui em Maceió, como uma forma de ajudar as pessoas. Ajudar elas a se prevenirem em casos de emergências e também as pessoas mais carentes, já que, pelas tatuagens informativos, cobro apenas 2kg de alimento para serem doados”, contou.

O Tattoo Alerta foi lançado no ano passado e já rendeu duas edições. A primeira, ele conta que, como foi novidade, algumas pessoas ficaram com receio da ideia. Mas que, com o lançamento da segunda edição, conseguiu atrair um público significativo.

“Na segunda edição, nos organizamos melhor. Nós conseguimos patrocínio, divulgamos com antecedência, abrimos um pré-cadastro e chamamos um tatuador convidado para que ele me ajudasse com as tatuagens. Nessa edição, nós recebemos cerca de 30 pessoas inscritas”, revelou.

f0d21943-db3c-4ef0-957d-8dd4d0cf3fda

Por causa da visibilidade, Tiago escolhe o antebraço do cliente para que o informativo em forma de tatuagem seja feito. Foto: Reprodução / Vídeo / John

Tiago conta que, entre seus clientes, um deles relatou que, uma vez, após passar mal e chegou desacordado na emergência. Lá, foi dado a ele um remédio ao qual ele é alérgico. Por causa disso, esse cliente contou que correu sério risco de vida.

“Por isso sugiro a essas pessoas que a tatuagem-alerta seja feita no antebraço, como um informativo mesmo. No antebraço por ser uma parte exposta na pele e que, provavelmente, numa situação de emergência, a equipe médica irá ver”, expôs.

Sobre o público que esteve nas edições passadas do Tattoo Alerta, Tiago conta que o evento teve pessoas de idades variadas. E que uma cliente de 69 anos, também esteve presente para fazer uma tatuagem de alerta.

Para este ano, Tiago adianta que mais uma edição do evento deve ser feita entre março e abril. E que um aviso com antecedência será disponibilizado em sua página no Instagram ( tiagosilva_tattoo). Além de a ação contemplar tatuagens que alertam sobre alergias, tipo sanguíneo e doenças crônicas. Quem deseja tatuar um alerta sobre ter hipertensão, marca-passo ou até mesmo em caso de ser doador de órgãos, também será contemplado.

O estúdio de Tiago fica no número 578 da Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, avenida principal do conjunto Graciliano Ramos, em Maceió.

A seguir, veja o vídeo de divulgação da ação:


Comentar usando