Sorbonne e Unesco: inscrições abertas para Conferência de Conclusão de Pesquisa sobre Diplomacia Científica

Sorbonne e Unesco: inscrições abertas para Conferência de Conclusão de Pesquisa sobre Diplomacia Científica

Por Alyshia Gomes | Edição do dia 20 de junho de 2022
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,


 

Volto ao tema Diplomacia Científica. Desta vez, com mais informações sobre o evento que está sendo organizado pela Université Sorbonne, Unesco, EU Science DiplomacyInsSciDE. Antes de continuar com as informações sobre a conferência, no entanto, sugiro que você leia a última publicação na coluna com informações mais específicas sobre que é Diplomacia Científica. Elas certamente interessam aos que fazem parte da Academia em suas diversas áreas do conhecimento.

A Conferência de Conclusão do projeto InsSciDE ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho. Durante estes dias, serão apresentados os resultados de mais de quatro anos de trabalho no qual a equipe multidisciplinar, coordenada pelo Professor Pascal Griset (Sorbonne), abordou as transformações em curso na ciência e na diplomacia, e buscou um olhar para o futuro com a Aliança de Diplomacia Científica da União Europeia. 

InsSciDE (Inventing a shared Science Diplomacy for Europe) é um projeto do Horizonte 2020 centrado na pesquisa histórica sobre diplomacia científica. O projeto desenvolveu uma gama de recursos para apoiar a teoria e a estratégia da diplomacia científica europeia e para facilitar ações políticas e programas de treinamento, a serem exibidos no evento.

A Conferência de Conclusão, organizada no âmbito da presidência francesa do Conselho da União Europeia, apresentará as principais mensagens de mais de quatro anos de pesquisa do InsSciDE e contemplará questões prementes no futuro da pesquisa e prática da diplomacia científica.

As atividades do dia 23 ocorrerão na Université Sorbonne. O primeiro dia está sendo organizado em parceria com a EU Science Diplomacy Alliance, uma iniciativa herdada dos três projetos Horizon 2020: S4D4C, InsSciDE e EL-CSID. Workshops interativos e debates em plenário levarão a um mergulho profundo nas pesquisas geradas pelo InsSciDE e nas lições práticas para o futuro da diplomacia científica. Outros resultados a serem explorados estarão incluídos em materiais do programa piloto Escola de Diplomacia Científica de Varsóvia, assim como o relatório de estratégia ‘Leveraging Science Diplomacy in an Era of Geo-Economic Rivalry’ e uma série de documentos temáticos.

O segundo dia ocorrerá na UNESCO  e incluirá um café da manhã leve de boas-vindas com uma exposição de estudos de caso do InsSciDE. Um painel de alto nível explorará as relações entre diplomacia científica e ciência aberta e multilinguismo. Na sessão final, os antigos, atuais e futuros presidentes da EU Science Diplomacy Alliance apresentarão sua(s) visão(ões) para os próximos anos, inspirados pelas discussões do Dia 1.

O evento é gratuito e permitirá a participação virtual em algumas atividades da programação. Para participar, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site do evento.

 

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO E OUTRAS OPORTUNIDADES  NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.

 

Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional, Educação Global e temas correlacionados no jornal “O Dia Alagoas” e no site “O Dia Mais”. Dúvidas, comentários e sugestões, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados