SMTT removeu 75 veículos abandonados nas vias em 2021; órgão esclarece que população pode denunciar

Queixas de veículos em estado de abandono devem ser feitas pelos canais de atendimento do órgão

SMTT removeu 75 veículos abandonados nas vias em 2021; órgão esclarece que população pode denunciar

Queixas de veículos em estado de abandono devem ser feitas pelos canais de atendimento do órgão

Por Assessoria | Edição do dia 13 de setembro de 2021
Categoria: Maceió | Tags: ,,,


Desde o início do ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), retirou das ruas 75 veículos que estavam abandonados nas vias públicas da capital causando prejuízos à circulação de pessoas ou à segurança viária. Além de provocar danos a aspectos urbanos e paisagísticos de Maceió levando transtornos para a população.

Após a denúncia, equipes são deslocadas para verificar a situação dos veículos, de acordo com o que está disposto na Lei Municipal n°. 6.337 de 07 de agosto de 2014. Como primeiro item, é analisado o estado de abandono, em qualquer circunstância, por mais de quinze dias.

Entram na checagem dos agentes, a ausência de pelo menos, uma placa de identificação obrigatória, a falta de vidros, pneus ou rodas, assim como se um ou mais pneus estão furados. Também, se a carroceria ou agregados estão enferrujados ou faltantes, sem motor e em evidente estado de decomposição da carroceria.

Foto: Reprodução

O diretor de Operações de Mobilidade, Ricardo Duarte, explica que o proprietário é informado sobre o prazo de três dias, para que seja realizada a remoção. “É importante destacar que, após o fim do prazo dado ou durante a primeira visita, e não sendo localizado o proprietário, o veículo é removido. Nessas situações, o dono será responsabilizado pelas taxas de remoção e guarda do bem que estava em situação irregular”, disse Duarte. Caso o proprietário não regularize as pendências no prazo de dez dias, após o recolhimento, o veículo pode ser leiloado.

O risco da irregularidade encontrada pelas ruas da capital chega a outras dimensões, conforme ressalta o superintendente da SMTT. “Além de atrair criminosos, esses veículos abandonados pelas vias de Maceió, também podem servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, o que se configura um enorme risco para a população. Estamos atentos a isso, para evitar que os maceioenses não sejam prejudicados”, destacou, André Costa.

Canais de Atendimento
Para solicitar que as equipes verifiquem veículos abandonados, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3312-5340. O canal funciona 24 horas, todos os dias da semana. O Disque SMTT funciona no número 118. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O maceioense também pode entrar em contato pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para os usuários do sistema operacional Android.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados