SMTT orienta sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos

Período chuvoso tem aumento de 30% no número de acidentes

SMTT orienta sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos

Período chuvoso tem aumento de 30% no número de acidentes

Por | Edição do dia 11 de maio de 2016
Categoria: Artigos, Maceió, Notícias | Tags: ,,


Com as fortes chuvas que têm atingido Maceió desde o início desta semana, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) alerta condutores de veículos sobre os cuidados necessários ao transitarem pelas vias. As medidas serão necessárias uma vez que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) prevê mais chuvas para os próximos dias na capital alagoana.

De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, os condutores devem trafegar com velocidade reduzida e atenção redobrada. “A desatenção e o desrespeito à sinalização de trânsito por si só já são motivos de acidentes na capital, mesmo fora do período chuvoso. Com os altos índices pluviométricos dos últimos dias, os riscos são ainda maiores”, explicou.

Foto: Ascom SMTT

Foto: Ascom SMTT

Ainda segundo o diretor, nessa fase há um aumento no número de veículos nas ruas e nas imprudências que resultam em acidentes. “É nos períodos chuvosos que há um aumento de cerca de 30% no número de colisões em Maceió e há a probabilidade de 60% do motorista se envolver em algum acidente. Portanto, a cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de prevenção”, afirmou.

chuva trânsitooManter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época segundo levantamentos de acidentes realizados pelo órgão.

Outras dicas que os condutores não podem deixar de lado são a manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado.

Em caso de acidente

Em caso de acidente sem vítimas, aquele que só há danos materiais, recomenda-se que os veículos envolvidos sejam removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. O condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado por cometer infração, de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

O serviço de levantamento de dados de acidentes de trânsito da SMTT pode ser acionado pela Central de Operações do órgão cujo número é o 3315-3590.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados