Simulado prepara alunos para a Olimpíada Estadual de Robótica

Por | Edição do dia 26 de agosto de 2019
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,


Para competir e conquistar o melhor resultado é preciso treinar. Por isso, a Rede Sesi/Senai de Educação promoveu, nesse sábado (24),  um Simulado da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Estadual. Destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio, o Prepara OBR aconteceu na Escola Sesi Cambona.

O objetivo foi deixar os estudantes mais afiados para a competição que acontece neste sábado, 31, no Campus IV do Cesmac, no bairro do Farol. “[O Simulado] é fantástico porque os alunos têm a oportunidade de corrigir algumas atividades que eles não conseguiram completar, ainda, para que cheguem firmes à OBR regional”, disse Elaine Lopes, supervisora de Educação Básica do Sesi.

WhatsApp Image 2019-08-26 at 13.55.44 (1)

A etapa estadual da Olimpíada de Robótica é seletiva para a participação na nacional, que ocorrerá de 22 a 26 de outubro, em Rio Grande/RS. Além de estudantes das escolas Sesi Cambona e Sesi/Senai do Benedito Bentes, foram convidadas para o Prepara OBR equipes de cinco escolas públicas e privadas – Contato, Saint Germain, Maria Montessori, Inovar Atalaia e Rodriguez de Melo.

A diretora da escola-sede do Simulado, Alessandra Damacena, ressaltou que o dia foi de aprendizado, diversão e socialização entre as unidades de ensino. “O Prepara OBR tem essa intenção, de fazer com que todos os alunos que participam da Olimpíada de Robótica se unam num momento em que eles vão perceber onde erram, como podem melhorar e como podem passar a acertar”, disse.

Vontade de acertar não faltou ao Kristian Samuel, de 16 anos, aluno do 1º ano da Escola Sesi Cambona e integrante da equipe Robocamb 03. “Estamos testando o nosso robô e fazendo ajustes com a ajuda de outras equipes, por meio da troca de experiências com alunos de outras escolas e as dicas do nosso treinador”, disse.

Com a experiência de quem conquistou, recentemente, um titulo internacional de robótica – o 1º Lugar em ‘Gracious Professionalism’ no Torneio FLL, no Uruguai –, a aluna da Escola Sesi Cambona Ana Júlia Monteiro, de 15 anos, integrante da Robocamb, circulava entre as outras equipes, repassando dicas. “Durante a preparação para os campeonatos em que participei, aprendi como é importante ajudar as pessoas ao nosso redor a se desenvolverem”, explica.

A presença de estudantes de duas faculdades – Unit e Cesmac – foi importante para aproximar alunos dos ensinos fundamental e médio ao ensino superior, disse o professor de Robótica da Rede Sesi/Senai, Eduardo Monteiro. “Os nossos alunos estão trocando experiências com universitários de áreas tecnológicas, e isso é muito positivo”, disse ele.
A iniciativa de promover o Simulado foi elogiada pelo professor Mozart de Melo, coordenador do Núcleo de Robótica do Cesmac e organizador da OBR Estadual. “Primeiro, porque fortalece a robótica e o gosto pelas tecnologias. E também porque alimenta a vontade de se investir nesta área, é gratificante!”, destacou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados