Simpósio Internacional Estudos Surdos e Língua de Sinais
Simpósio Internacional Estudos Surdos e Língua de Sinais
Por Alyshia Gomes | Edição do dia 22 de novembro de 2020
Categoria: Opiniões
| Tags: Educação de Surdos,interiorização da Língua de Sinais,NEPILS,pessoa surda,Ufal,Universidade de Sergipe,Universidade do Recôncavo da Bahia
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (Neplis), a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal da Bahia estarão realizando o I Simpósio Internacional Estudos Surdos e Língua de Sinais e II Seminário de Interiorização da Língua de Sinais entre os dias 09 a 11 de dezembro de 2020. O evento surge da observação de situações emergentes na perspectiva da Educação de Surdos, diante da necessidade de mudança de percepções quanto à pessoa Surda e aos aspectos que a permeiam.
Nepils investiga as políticas e planejamentos linguísticos relacionados a interiorização desta língua. Ele é formado por docentes da Unidade Educacional de Penedo e dos campi do Sertão e Arapiraca d a Ufal, também participando a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb).
O evento busca provocar discussões que promovam a quebra de estigmas, bem como a ressignificação de olhares na proposição da valorização da cultura e identidade Surda, principalmente no contexto da educacional. Ele reunirá remotamente pesquisadores e professores internacionais, e será transmitido pela plataforma Stream Youtube.
O evento, que terá a participação de IES internacionais, será aberto pela Profa. Dra Erin Wilkson, da University of New Mexico (EUA) e encerrado pela Profa. Dra. Ana Mineiro, da Catholic University of Lisbon (Portugal). Esta última falará sobre “Os Desafios da Educação Bilíngue na Surdez e ambas palestras serão acessíveis em Libras, Língua Portuguesa, Língua de Sinais Internacional e Língua Gestual Portuguesa.
Além do lançamento do livro “Educação de surdos: olhares multidisciplinares, a programação prevê apresentações de trabalhos e mesas redondas, dentre as quais destaco “A Educação de Surdos em Território Brasileiro: relatos de um caso de sucesso” e “O Ensino de Botânica no Contexto da Escola Inclusiva com Alunos Surdos: por uma pedagogia visual”.
Para participar, visite a página do evento e faça sua inscrição. A coluna “Estudar Lá Fora” estará acompanhando e trazendo informações.
ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS E OPORTUNIDADES LIGADAS À EDUCAÇÃO INTERNACIONAL NO JORNAL “O DIA ALAGOAS” E NO SITE ‘O DIA MAIS“.