Sesi/AL classifica duas equipes no Desafio Covid-19 de Robótica

Por Assessoria | Edição do dia 20 de agosto de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Divulgação

Duas equipes da Escola Sesi Cambona – Robocamb 1 e 2 – classificaram-se para a fase 2 do Desafio Covid-19 de Robótica. A competição, totalmente online e realizada dentro de um protocolo de prevenção à Covid-19, foi criada pelo Departamento Nacional do Sesi com o objetivo de incentivar a criatividade dos jovens e auxiliar no combate ao novo coronavírus.

No total, foram selecionados 39 times de todo o Brasil. Agora, os jovens vão detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social. Para a aluna Joyce Sapucaia, da Robocamb 1, o fato da pandemia ser algo novo tornou a competição mais desafiadora.

“A busca pelo desenvolvimento de uma solução, envolvendo a ciência e suas tecnologias, foi de extrema valia para nós, pelo fato de sairmos do nosso âmbito e encararmos uma diferente realidade, buscando novas perspectivas por meio da promoção de um pensamento inovador”, disse ela. Junto com os colegas Eduardo Mamedes, Ana Júlia e Leonardo Rafael, ela desenvolveu o projeto “Sistema Mecânico de Desinfecção”.

O aprendizado também e muito importante, destaca o treinador da equipe, professor Victor Dantas. “Agora na fase 2 será um momento de muita cautela, bastante planejamento e foco para manter o nível de pesquisa que nossa equipe vem realizando, porém todos nós já estamos muito realizados com todo aprendizado e oportunidade de ajudar a sociedade na prevenção contra a Covid-19”, enfatiza.

O projeto da Rombocamb 2 é a “Caixa Higienizadora de Compras Vindas de Supermercados”. “Nossos alunos pensaram uma proposta com o objetivo de impactar o maior número de vidas. Por isso, a gente desenvolveu um projeto que pode ser utilizado dentro de casa ou até mesmo na esfera empresarial: dentro de supermercados, estacionamentos, shoppings, que é a caixa higienizadora de alimentos, de sacolas plásticas e de outros produtos cuja desinfecção seja viável”, disse o treinador da equipe, o instrutor de robótica Matheus Lima.

Outro objetivo da Robocamb 2 é conscientizar as pessoas sobe como cada um tem responsabilidade em relação à prevenção do novo coronavírus. “A nossa problemática consistiu na dificuldade, e até mesmo falta de compromisso dos consumidores, de higienizar devidamente as embalagens por pensar que, pelo fato de estar embalado, não necessita de limpeza. Isso é um engano! A falta dessa higienização ou a sua efetuação incorreta pode ser um dos principais meios de contaminação neste momento”, alerta a aluna do Sesi/AL, Thamyres Cardoso Alves. Também integram a Robocamb 2 os jovens Ruan Pablo, Leonardo Palácio e Pedro Gabriel.

Premiação

Ao todo, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral, e ainda, premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social.

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival Sesi de Robótica, previsto para ocorrer em março de 2021.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados