Sesau vai lançar projeto para acolher e orientar conselheiros tutelares

O projeto é dividido em seis encontros, sempre às sextas-feiras, às 14h

Sesau vai lançar projeto para acolher e orientar conselheiros tutelares

O projeto é dividido em seis encontros, sempre às sextas-feiras, às 14h

Por Assessoria | Edição do dia 5 de novembro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,


A Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criou o projeto “Quem Acolhe os que Cuidam?”. O objetivo é orientar e ofertar apoio psicossocial aos conselheiros tutelares dos municípios, visando o fortalecimento esses profissionais, que prestam um serviço-de-ponta, atendendo às demandas de ameaça e violação de direitos da criança e do adolescente.

Camille Wanderley, coordenadora da RAVVS, explica que, num primeiro momento, o projeto será voltado aos conselheiros tutelares do município de Maceió. Mas, a partir do ano que vem, outros municípios serão contemplados também. Ela afirma, ainda, que a ideia é fidelizar os interessados e evoluir os encontros para plantões psicológicos.

“O cotidiano dos conselheiros é de muita vulnerabilidade, uma vez que eles vivenciam muitos casos de violência e, muitas vezes, quando chegam à RAVVS, relatam sobre os desafios pelos quais passam e sobre a necessidade de um suporte psicológico, um apoio emocional. Foi daí que surgiu a ideia de se montar esse projeto”, esclarece Camille.

O projeto é dividido em seis encontros, sempre às sextas-feiras, às 14h. A primeira edição vai ocorrer de 12 de novembro a 17 de dezembro. Os facilitadores são a psicóloga Jeane Mayara Martins Costa e o assistente social Elias Lourenço de Souza.

Os encontros ocorrerão na sede das Promotorias de Justiça da capital, no bairro do Barro Duro, em Maceió. E as inscrições serão feitas por meio deste link. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a RAVVS pelo e-mail ravvs.al@gmail.com ou pelo telefone (82) 99404-5453.

De acordo com o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Conselhos Tutelares são órgãos não jurisdicionais, permanentes e autônomos. Eles são encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados