Sesau tenta parceria com Organização Pan-Americana de Saúde

Sesau tenta parceria com Organização Pan-Americana de Saúde

Por | Edição do dia 25 de setembro de 2016
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,


Até o fim deste ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) deverão assinar um Termo de Cooperação Técnica que terá como propósito qualificar a assistência à saúde pública em Alagoas. Para isso, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participou, em Brasília, de reunião com integrantes da entidade, para definir as linhas de cuidados que deverão ser contempladas.

Foto: divulgação/Sesau

Foto: divulgação/Sesau

Durante o encontro com a direção da instituição no Brasil, a gestora da Saúde estadual fez uma apresentação sobre a situação da saúde pública em Alagoas e sobre o perfil do Estado e dos 102 municípios. Ela destacou quais as principais necessidades e as áreas que necessitam de uma atenção especial, como a Atenção Primária e Promoção da Saúde.

Rozangela Wyszomirska evidenciou as linhas de interesse que serão trabalhadas e os perfis da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que também são parceiras nesse projeto. “Firmar um Termo de Cooperação Técnica com a OPAS será de fundamental importância para melhorarmos os indicadores da saúde em Alagoas, principalmente quanto as doenças negligenciadas. Com o apoio da Ufal e Uncisal, sem sombra de dúvidas esta parceria irá contribuir para melhoria da qualidade da assistência à saúde dos alagoanos”, afirmou.

Os técnicos da OPAS apresentaram um panorama dos projetos desenvolvidos no Brasil e em outros países, com foco na melhoria das condições da saúde nas Américas. Entre seus projetos e programas, destacam-se os voltados para determinantes sociais e riscos para saúde, doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental, doenças transmissíveis e análise da situação de saúde, sistema de serviços de saúde, entre outros.

Nova reunião em outubro

No fim de outubro, a secretária Rozangela Wyszomirska e os técnicos da Sesau, Ufal, Uncisal e a OPAS voltam a se reunir, em Maceió. No novo encontro, serão definidos quais os últimos passos para concretização do Termo de Cooperação Técnica.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados