Sesau realiza Curso de Formação para Assistência a Autistas em União dos Palmares

Sesau realiza Curso de Formação para Assistência a Autistas em União dos Palmares

Por Redação* | Edição do dia 2 de setembro de 2021
Categoria: Alagoas, Educação | Tags: ,,,,,


Depois de Maceió e Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chegou ao município de União dos Palmares com o Curso de Formação em Análise Comportamental Aplicada, conhecida na língua inglesa como ABA, que significa Applied Behavior Analysis. O treinamento, organizado pela Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência, é o primeiro passo para a criação da Linha de Cuidados à Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além dos técnicos dos Centros Especializados de Reabilitação (CERs), o curso tem como público-alvo os educadores, que trabalham com crianças e adolescentes acometidos pelo TEA. Por meio das ferramentas que o treinamento apresenta, os profissionais atuam aplicando a psicologia comportamental, devido a sua adaptação para o tratamento de crianças com autismo.

Isso porque, segundo Katiúscia Viana, supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, a análise do comportamento aplicada é uma técnica científica, voltada a entender e melhorar o hábito humano. “Por isso, o Curso de Formação em Análise Comportamental Aplicada é primordial para profissionais que atendem pessoas com autismo”, ressaltou.

Ainda de acordo com a supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, o curso tem como facilitador o psicólogo Henrique Jonathan Nascimento de Araújo. Ele é doutorando em Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental, voltada para capacitar profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia e psicologia, que atuam em unidades de reabilitação e educacionais.

*Com Ascom Sesau

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados