Sesau e Ronda no Bairro promovem ação educativa em alusão à Campanha Novembro Azul

Evento ocorre nesta sexta (19), na Escola dos Conselhos, localizada na Avenida Professor Santos Ferraz, em Maceió

Sesau e Ronda no Bairro promovem ação educativa em alusão à Campanha Novembro Azul

Evento ocorre nesta sexta (19), na Escola dos Conselhos, localizada na Avenida Professor Santos Ferraz, em Maceió

Por Assessoria | Edição do dia 18 de novembro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,,


A Campanha Novembro Azul tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde do homem, que enfatiza a importância do monitoramento anual para prevenir doenças. Com o foco no diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e o Programa Ronda no Bairro (PRB), promovem, nesta sexta-feira (19), ação educativa de prevenção e combate ao câncer de próstata. O evento é destinado aos servidores do programa e acontece, às 8h30, na Escola dos Conselhos, localizada na Avenida Professor Santos Ferraz, no bairro Poço, em Maceió.

O encontro irá contar com as palestras ‘Saúde do Homem em Alagoas’ apresentada pelo médico e coordenador do Programa Saúde do Homem, Marcos Martins; ‘Câncer de Próstata’, ministrado pelo urologista Wellington Porciúncula. Além da apresentação sobre ‘Políticas Públicas, Gênero e Questões Urbanas’, realizada pelo supervisor de articulação e mobilização do PRB, Max Douglas.

O médico, Marcos Martins, explicou que a saúde do homem deve ser compreendida de forma integral. “A saúde do homem precisa ser cuidada de forma integral, não só no mês de novembro e não só a próstata. O homem precisa cuidar da hipertensão, diabetes, ter hábitos saudáveis, abandonar o tabagismo. O homem precisa entender que ele também adoece, também morre”, enfatizou.

Ainda segundo Martins, é necessário incluir os homens nas campanhas de conscientização durante todo o ano. “O trabalho de educação em saúde, prevenção e promoção é importantíssimo para toda população e os homens devem estar incluídos dentro dessas campanhas. Nós temos o Novembro Azul que discute, principalmente, o câncer de próstata, mas, a saúde do homem tem que ser vista de forma completa em todos os meses do ano”, falou.

A coordenadora de articulação e mobilização social do Programa Ronda no Bairro, Áurea Vasconcelos, ressaltou a importância de cuidar da saúde do homem e desconstruir o tabu criado em falar sobre o tema. “O Ronda no Bairro é um programa composto 80% por pessoas  do gênero masculino. É um programa de prevenção e zelar pela saúde dos nossos agentes de proximidade é uma ação necessária, realizada pela nossa articulação. Cuidar da saúde do homem, em particular, ainda é um tabu a ser desconstruído em nossa sociedade. Portanto, não podíamos perder a oportunidade de levar mais conhecimento em parceria com a Sesau, ao nosso público alvo”, disse.

Prevenção – O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para a maior chance de recuperação. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

De acordo com o Inca, uma alimentação saudável ajuda a diminuir o risco de câncer. Também é recomendado fazer exercícios físicos diariamente, manter o peso adequado, identificar e tratar a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e o tabagismo.

Novembro Azul – A Campanha Novembro Azul ocorre desde 2003 e foi criada na Austrália, durante as ações realizadas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre em 17 de novembro. No Brasil, a iniciativa foi implementada com o intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, visando combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados