Sesau distribui 39.195 doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar pessoas de 59 e 58 anos

Municípios iniciaram a retirada das doses nas centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos nesta sexta-feira (21)

Sesau distribui 39.195 doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar pessoas de 59 e 58 anos

Municípios iniciaram a retirada das doses nas centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos nesta sexta-feira (21)

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 21 de maio de 2021
Categoria: Alagoas, Coronavírus


Alagoas segue avançando na imunização da população contra a Covid-19 com remessas enviadas, semanalmente, pelo Ministério da Saúde (MS). As últimas doses de AstraZeneca e Pfizer recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começaram a ser retiradas pelos munícipios alagoanos nesta sexta-feira (21), nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca.

Agora, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) irão avançar ainda mais com as Campanha de Vacinação contra a Covid-19, imunizando pessoas com 59 e 58 anos de idade. Para isso, serão utilizadas 39.195 doses, sendo 28.665 da AstraZeneca, que estão sendo distribuídas para os 102 municípios alagoanos, e 10.530 doses da Pfizer, que foram destinados para a capital do Estado e para a cidade de Arapiraca.

As doses da vacina Pfizer serão distribuídas exclusivamente para as cidades de Maceió e Arapiraca, por causa das condições específicas de acondicionamento do imunobiológico. Isso porque, ele deve estar congelado em temperatura -25° à -15° Celsius ou -80° à -60° Celsius, e somente esses dois municípios estão em condições de receber as vacinas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as pessoas que estão nesta faixa etária – 59 e 58 anos –, precisam ficar atentas ao cronograma de vacinação nos municípios alagoanos. “A vacinação tem sido muito eficaz em Alagoas. Temos dialogado com os municípios para continuar acelerando cada vez mais a imunização. A política de transparência é prioridade e as nossas ações também são de conhecimento do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal para seguirmos firmes no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Agora, a população que está com 59 e 58 anos já deve ficar atenta para ser imunizada”, ressalta o secretário Alexandre Ayres.

Para fazer a retirada das doses e dos insumos para aplicação das vacinas na população as SMSs devem fazer uma requisição no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES) e agendar previamente com a central de distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com ou com a central de distribuição de Arapiraca pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.

Balanço – Em Alagoas foram aplicadas 860.738 doses da Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer, sendo imunizadas 599.856 pessoas com a primeira dose (D1) e 260.882 pessoas com a segunda dose (D2). Foram distribuídas aos municípios alagoanos 1.043.240 doses, das 1.285.180 doses recebidas pelo Governo de Alagoas, enviadas pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados