Sesau abre inscrições para o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde

Inscrições podem ser feitas pelo formato online; evento será transmitido pelo canal do Telessaúde Alagoas

Sesau abre inscrições para o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde

Inscrições podem ser feitas pelo formato online; evento será transmitido pelo canal do Telessaúde Alagoas

Por Assessoria | Edição do dia 27 de outubro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,,,


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. Para se inscrever no evento, que ocorre na próxima quarta (3) e quinta (4) e destina-se aos profissionais de saúde e da educação, estudantes e gestores, basta clicar aqui.

O Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde, que será transmitido ao vivo pelo canal do Programa Telessaúde de Alagoas no Youtubeé realizado anualmente e representa um espaço de socialização de experiências de educação no trabalho e de integração ensino-serviço. Durante o evento serão debatidas as práticas de Educação Permanente em Saúde e, em razão da pandemia da Covid-19, o evento vai discutir as estratégias e metodologias adotadas para enfrentar e superar os desafios provocados pelo novo coronavírus.

Segundo Teresa Carvalho, secretária da Comissão de Integração Ensino Serviço do Estado de Alagoas (CIES/AL), durante o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde, os participantes irão conhecer como se deu a educação permanente em saúde nos serviços do SUS e nas instituições de ensino, bem como, a interlocução, o diálogo entre ensino e serviço. “Também teremos a oportunidade de conhecer as experiências de educação permanente em saúde nos municípios, no enfrentamento da pandemia”, salientou.

Programação – Na quarta-feira (3), às 14 horas, o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde terá início com a palestra proferida pela médica Alexandra Ludugero, gerente de Atenção Primária da Sesau e pelo secretário de Saúde de Murici, Ewerton Matias. O tema a ser abordado será “A Resposta da Atenção Básica ao Enfrentamento da Pandemia em Alagoas e a Interface da Educação Permanente em Saúde”. Em seguida haverá um debate com a mediação do apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Roberto Firpo de Almeida Filho.

Às 15 horas, a “Abordagem Educativa entre os Pares e a Construção do Processo de Trabalho no Ambiente Hospitalar” será o tema da palestra ministrada pela infectologista, professora universitária e diretora do Hospital da Mulher (HM), Sarah Dominique Dellabianca Araújo. Na sequência, o cirurgião do Hospital Geral do Estado (HGE), Álvaro Bulhões, irá abordar sobre o “Papel Formador de um Hospital de Emergência nos Tempos de Pandemia”.

Posteriormente, os “Avanços Tecnológicos e Aprendizados Durante a Pandemia” será o tema da palestra ministrada pelo médico radiologista e coordenador do Centro de Diagnóstico do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), André Marinho Vitório Cavalcante. Finalizando o primeiro dia do encontro, haverá um novo debate.

Na quinta-feira (4), às 14 horas, o segundo dia do evento será aberto com um painel sobre a Formação em Saúde em Tempo de Pandemia, destacando o cenário das formações técnicas, graduações e residências em saúde. A mediação dos trabalhos será realizada pela diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Laís Miranda.

O primeiro painel, cujo tema é as Residências Médicas no Contexto da Pandemia, será apresentado pelo médico Fernando Fidelis, coordenador Estadual de Residência Médica. Na sequência Elaine Nascimento, coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissional e Uniprofissional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), irá apresentar o painel Funcionamento das Residências Multi e Uniprofissional

O terceiro painel, que irá abordar a Experiência da Especialização em Saúde Pública, será apresentado pela coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Ufal, Suely Nascimento. Em seguida, a enfermeira do Centro Universitário Cesmac, Alessandra Pontes, apresenta um painel sobre o Impacto nas Graduações e o quinto e último painel do evento, cujo tema é Remodelando o Ensino Técnico no SUS, será apresentado por Janaína Duarte, diretora da Escola Técnica de Saúde de Alagoas, vinculada à Uncisal.

Na sequência haverá um debate sobre os painéis apresentados e o XI Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde será encerrado com uma conferência sobre “A Política da Educação em Saúde no Contexto da Pandemia”, destacando quais as lições apreendidas. Para ministrar a conferência, a Sesau convidou a diretora do Departamento de Gestão da Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Musa Denaise de Souza Moraes de Melo.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados