Servidores de Arapiraca recebem orientações sobre LER/DORT

Doença caracterizada pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético e atinge trabalhadores de diversos setores

Por | Edição do dia 19 de fevereiro de 2019
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,,


A prevenção, diagnóstico e tratamento das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doença caracterizada pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético, que atinge trabalhadores de diversos setores, é tema de atividades promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Arapiraca.

E durante esta semana, de 18 a 22, a coordenação do Cerest, que é mantido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para os trabalhadores do Centro Administrativo Municipal. A atividade integra o calendário de atividades do mês da Promoção da Saúde, quando se comemora, no dia 28 de fevereiro, o Dia Internacional de Combate a LER / DORT.

IMG_2218-1024x683

Profissional de educação física do Cerest, Chrystiano Ferreira, promove atividade de ginástica laboral (Foto: Assessoria)

Os servidores são convidados a dar uma pausa no trabalho e pensar sobre a sua saúde e a maneira como realizam as tarefas diárias de trabalho.  A ação é realizada pela enfermeira Janyne Araújo, coordenadora do Cerest, acompanhada do profissional de educação física, Chrystiano Ferreira de Albuquerque.

“Esta doença é considerada uma questão de saúde pública mundial. Por isso a importância de chamar a atenção dos trabalhadores. Para isso estamos visitando todas as secretarias e realizando um trabalho de orientação com foco na prevenção e na qualidade de vida.”, afirmou Janyne Araújo.

Durante a visita às secretarias, além da conversa, os servidores tiram dúvidas e ainda são estimulados a praticar ginástica laboral, como forte aliada no combate à LER / DORT. Chrystiano Ferreira ensina exercícios e destaca a importância da sua prática, que deve seguir três etapas: no início do dia, quando o exercício prepara a musculatura e ossos para a jornada de trabalho; durante o expediente, para diminuir o estresse; e no final, para o relaxamento.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados