Sempma investe em aparelhos de fiscalização e capacitação de pessoal

Secretaria realiza trabalhos para encontrar irregularidades

Por | Edição do dia 5 de novembro de 2015
Categoria: Artigos | Tags: ,,


Reprodução: Internet

A Prefeitura de Maceió está atenta às denúncias que envolvem crimes ambientais na capital. Um trabalho de competência dos agentes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), aonde as equipes trabalham diariamente nas ruas da cidade para combater as mais variadas infrações.

As denúncias são recebidas pela central telefônica da secretaria e os fiscais são direcionados à ocorrência para constatar o grau da irregularidade. Caso se confirme, as medidas são tomadas desde um auto de infração até a interdição do estabelecimento. A ligação pode ser feita de forma anônima ou não.

Casos de descarte irregular de lixo são recebidos com freqüência. Normalmente, quando a Sempma atende a estas demandas, os infratores não estão mais no local, dificultando a identificação dos suspeitos. A secretaria, por sua vez, aciona a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) que realiza o recolhimento do material. Contudo, a Sempma solicita aos moradores do entorno desses locais que continuem denunciando e, se possível, identifiquem por meio de recursos tecnológicos os infratores para facilitar o trabalho dos agentes ambientais.

Outro crime gravíssimo são as ligações de esgoto clandestino. Desde janeiro de 2015 houve uma intensificação das ações de fiscalização. Denominada Operação de Combate ao Esgoto Clandestino, a secretaria investiu em capacitação de pessoal, e materiais.

Dois veículos estão disponíveis, exclusivamente, para auxiliar na operação. Nos próximos meses, um robô denominado “tatuzinho” varrerá as galerias de águas pluviais de Maceió em busca de ligações clandestinas, fissuras nas paredes das galerias, mapeando tudo o que encontrar pela frente, com recursos visuais e georreferenciais. O relatório facilitará nas ações in loco. Atualmente, uma tinta que não prejudica o meio ambiente vem sendo colocada nas tubulações para identificar a origem-destino das ligações irregulares.

Por meio das multas aplicadas aos empreendimentos interditados pela Sempma, a exemplo de hipermercados, loteamentos, aterros clandestinos e outros, a secretaria está adquirindo novos equipamentos.

Em áreas florestais e de proteções permanentes, por exemplo, será empregado um dos mais sofisticados drones do mercado. Ele tem autonomia de meia hora de voo, além de conseguir capturar vídeo em 4K e transmitir imagens em tempo real em qualidade HD para diversos dispositivos.

Já na parte náutica, a secretaria está aguardando duas motos aquáticas para o patrulhamento dos rios, lagoas e das praias da capital. Duas lanchas da secretaria foram reformadas e os fiscais foram treinados pela Capitania dos Portos e estão aptos a pilotar os veículos aquáticos. As fiscalizações auxiliarão na proteção dos mananciais e na preservação da fauna das praias de Maceió.

As denúncias podem ser feitas das 8h às 14h pelos números: 3315-4735 e 3315-4736. Para denúncias envolvendo esgoto, o número da Operação de Esgoto Clandestino é o 9 8752-2044. Ele está disponível 24 horas. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados