Seminário marcará início do ano letivo nas escolas da Prefeitura

De 1º a 4 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza o evento de Volta às Aulas

Seminário marcará início do ano letivo nas escolas da Prefeitura

De 1º a 4 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza o evento de Volta às Aulas

Por | Edição do dia 11 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


AS-AULAS-2020-1024x829Está confirmado para o mês de abril o seminário que marca o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital. De 1º a 4 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza o Seminário de Volta às Aulas, com atividades voltadas para os diversos públicos da educação pública. A abertura do evento será realizada no Hotel Jatiúca, oportunidade em que deverá ser lançado o Referencial Curricular de Maceió.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, vai participar da solenidade de abertura, no dia 1º pela manhã, quando será realizada a palestra do professor doutor Celso Vasconcelos. Ele falará sobre o tema “Formação Docente em tempos de BNCC: laboração e/ou reelaboração dos Referenciais Curriculares das Redes de Ensino”. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para os ensinos Infantil e Fundamental.

De acordo com a secretária, o seminário vai reunir gestores, formadores e educadores para dividir experiências que impactam no cotidiano da gestão escolar. “O seminário se tornou uma tradição na rede. Como sempre acontece, aproveitamos para debater temáticas atuais, com os olhos voltados para o futuro, numa projeção que leva ao crescimento da educação pública de qualidade, como tem sido essa gestão, desde o início, nos últimos sete anos”, detalhou Ana Dayse.

Ainda no dia 1º de abril, no período da tarde, está prevista a palestra a ser proferida pela professora Luciana Aparecida de Araújo, com o tema “Formação docente para as infâncias”. No período noturno, será a vez da professora Risália Silva Calasans falar sobre “Alfabetização e letramento no fluxo da vida”. O primeiro dia de atividades será voltado para diretores das escolas, coordenadores pedagógicos de todas as faixas de ensino, formadores da rede e técnicos da própria Semed.

No dia 2 de abril, o seminário segue voltado para os coordenadores pedagógicos da Semed, com a palestra do professor Weider Santos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele vai falar sobre “Temas transversais contemporâneos no Século XXI”, no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Levada, pela manhã e, à tarde, no auditório da Uninassau, no Farol. No mesmo dia, à noite, também no auditório da faculdade, o professor Renato Casagrande abordar o tema “A importância do currículo na formação humana: adolescência e juventude em situação de aprendizagem”.

Para o dia 3 de abril, a programação vai discutir a questão do regimento da escola. Será abordado o tema “O projeto político-pedagógico e a implementação do Referencial Curricular de Maceió”, com as professoras Valéria Campos Cavalcante e Suzana Marcolino, da Ufal. As discussões serão voltadas para coordenadores das unidades de ensino, divididas no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, na Levada, e no auditório Paulo Freire, na Semed, na Cambona.

Para os professores das salas de recursos e profissionais de apoio escolar, ainda no dia 3 de abril, será realizada no auditório da Uninassau a palestra “Desenho universal”, pelo professor David dos Santos Calheiros, da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Paralelamente, para os coordenadores pedagógicos, formadores e professores do Ensino Fundamental, a professora fará a palestra “Gestão da sala de aula como estratégia de ensino e aprendizagem”, por parte da professora Vagna Brito de Lima, da cidade de Sobral/CE.

No último dia da programação, no sábado, dia 4 de abril, está previsto o lançamento da formação conectada, para professores e coordenadores pedagógicos. O local ainda será definido. Ao mesmo tempo, coordenadores e professores da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) terão a palestra “Gestão da sala de aula como estratégia de ensino e aprendizagem”, pela professora Vagna Brito de Lima, no auditório da Uninassau, desta vez na unidade Ponta Verde.

O Seminário de Volta às Aulas será promovido pelo sexto ano pela Semed. A programação visa avaliar os resultados alcançados na rede oficial de ensino da capital e refletir sobre os avanços e desafios que precisam ser enfrentados. O evento reúne educadores de toda a Semed, com o objetivo de conhecer experiências de especialistas em educação em nível nacional, bem como as práticas exitosas desenvolvidas pelos próprios educadores.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados