Boa Tarde!, Sexta-Feira - 20 de Setembro de 2019

 

Semed e Ufal apresentam projeto de esporte na ALE

Assessoria / 9:38 - 25/07/2019


Considerada o carro-chefe do programa, Maceió sairá na frente como projeto-piloto nesta proposta. Para a secretária municipal de Educação, todo projeto que contemple alunos no seu contraturno é essencial para a permanência deles na escola e desenvolvimento integral. “Quando conheci a dimensão do projeto, percebi sua importância. Iremos iniciar no Caic, que está localizado dentro da Ufal. Já temos até alguns trabalhos sendo feitos lá. Depois, vamos expandir para demais escolas localizadas naquela região”, afirma Ana Dayse, que assegurou a distribuição do fardamento e da merenda escolar para a realização da ação.

Segundo a diretora do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas, Leonea Santiago, a Ufal dispõe de um complexo muito bem equipado para atender escolas de Maceió e do interior do estado. “Recebemos uma área com vários equipamentos esportivos, com 48 metros², que oferece duas piscinas, campo de futebol e pista de atletismo com certificação internacional. A proposta é de ensino integral, em que as crianças fariam contraturno no espaço da universidade, onde, além de praticar esportes e atividades físicas de modo geral, também teriam aula de reforço escolar”, garantiu.

O professor e coordenador de curso da Ufal, Pedro Balikian, explicou como o projeto funcionará na prática. “Os alunos terão iniciação esportiva multilateral. Eles participarão de esportes como futebol, volei, basquete, handebol, futebol de areia, badminton, lutas e natação, entre outros”, afirma, acrescentando que o grande objetivo do projeto é a inclusão social.

A grandiosidade do projeto chamou atenção da bancada feminina. Para a deputada Fátima Canuto, o projeto tem uma dimensão que contempla, por exemplo, ações na educação, robótica, saúde, esportes e outras atividades. “Era exatamente o que estávamos procurando. É um projeto que podemos replicar para os municípios. Já agendamos, inclusive, uma visita técnica para conhecermos o complexo esportivo, e a partir dai fazer uma visita aos prefeitos e juntos com o governo do estado ver no que podemos ajudar para que o projeto vá adiante”, disse a deputada e membro da bancada feminina.


Comentar usando