Semas realiza ação de combate ao trabalho infantil na Expoagro

Com apoio da FMAC, serão realizadas brincadeiras, jogos e oficinas para crianças

Semas realiza ação de combate ao trabalho infantil na Expoagro

Com apoio da FMAC, serão realizadas brincadeiras, jogos e oficinas para crianças

Por | Edição do dia 21 de outubro de 2018
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,


Filhos dos ambulantes terão espaço cultural para recebê-los durante a Expoagro

Filhos dos ambulantes terão espaço cultural para recebê-los durante a Expoagro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), estará presente durante a Arena Expoagro, que começou na sexta (19) e termina no dia 26 de outubro. Durante o período da festa, as crianças e adolescentes serão identificados e acolhidos em um ambiente lúdico, para evitar que permaneçam em situação de vulnerabilidade e trabalho infantil.

A ação, que já foi realizada em eventos da Prefeitura de Maceió, tem a proposta de proteger as crianças e não deixar que elas fiquem expostas a um ambiente que não é indicado para elas.

Segundo a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, uma mobilização já foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), na qual os ambulantes cadastrados já foram informados sobre a estrutura destinada para os filhos dos trabalhadores.

“O que a maioria dos ambulantes nos fala é que não tem onde deixar as crianças quando vão trabalhar nesses eventos e, por isso, levam os filhos. Então, eles já foram avisados sobre a ação do Peti que vai acontecer e que, enquanto eles estiverem trabalhando, os filhos ficarão sob nossa responsabilidade”, explicou Liranise.

Na estrutura que foi disponibilizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), as crianças e adolescentes terão um ambiente com brincadeiras, jogos e oficinas sobre o combate ao trabalho infantil e os problemas que isso pode acarretar na vida dos menores. A ação também tem a parceria da Guarda Municipal, que estará realizando a proteção das crianças e do Fetipat.

Ainda de acordo com Liranise, o resultado dessa ação é a diminuição do número de crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil. “Nos últimos eventos, os próprios ambulantes quando chegavam ao local, já entregavam os filhos para estarem sob nosso cuidado. Esse é o objetivo, das pessoas entenderem que lugar de criança não é no trabalho”, disse.

A ação do Peti estará fixada do lado de fora da Arena Expoagro nesta sexta-feira (19) e no dia 26 de outubro. Também será realizada uma mobilização nos dias do evento para identificar se outras crianças e adolescentes estão trabalhando.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados