Semana do Bebê leva Feira de Serviços ao Benedito Bentes

Semana do Bebê leva Feira de Serviços ao Benedito Bentes

Por | Edição do dia 28 de novembro de 2019
Categoria: Ultimas Notícias | Tags: ,


28112019-Semana-Bebe-Feira-Serviços-PF_0028-1024x683

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta quinta-feira (28), o cuidado com a Primeira Infância foi o tema de mais uma edição da Feira de Serviços, desta vez em alusão à Semana do Bebê. A ação ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profesor Silvânio Barbosa dos Santos, localizado no Conjunto Aprígio Vilela, no Benedito Bentes II.

Para a chefe de gabinete da Prefeitura, Andréa Houly, levar serviços até as comunidades é uma forma eficaz de promover os cuidados com a Primeira Infância. “Estamos trazendo para o Benedito Bentes uma série de atividades para crianças e gestantes com a proposta de orientar sobre a primeira infância e levar até as comunidades serviços de saúde, como vacinação, teste rápido, CAD único. Além de atividades lúdicas para as crianças e distribuição de lanches.”

O evento contou com oficinas, brincadeiras, vacinação, orientações sobre o cuidado com a saúde dos bebês, crianças e gestantes. Além disso, durante o desenvolvimento das atividades, o público infantil teve acesso a orientações e serviços de saúde bucal, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal e atualização vacinal.  Os pais das crianças, por sua vez, puderam contar com os serviços de aferição de pressão arterial e taxa de glicose, bem como  com os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A gerente do programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Teresa Cristina, destaca o papel da saúde pública em levar orientações para as mães e gestantes com o objetivo de prevenir doenças na primeira infância. “É preciso diagnosticar com antecedência doenças como sífilis, HIV e as hepatites para que haja tempo hábil para o tratamento. Então é muito importante que a população, uma vez por ano, realize esses testes. A semana do bebê é uma oportunidade que temos de vir à comunidade para além dos prédios das unidades de saúde ofertando a população esses tipo de serviço”, afirmou.

Para a consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, a promoção dos direitos da primeira infância é vertical. “Quando falamos na promoção dos direitos da primeira infância, todos precisam participar, a escola, a família e a sociedade como um todo deve contribuir. Por isso, consideramos a Semana do Bebê uma semana de mobilização social e que trabalhamos a formação, o espaço lúdico, a participação da família, destacamos a importância do vínculo afetivo entre a mãe e o filho, entre a criança e a comunidade, e este vínculo na escola”, pontuou.

A dona de casa Joseléia Santos da Silva levou as filhas Isabelly, de 1 anos e 9 meses, e Gabriely , 5 anos, para a feira e aprovou a iniciativa. “É muito importante manter a caderneta de vacinação atualizada, faço o acompanhamento certinho no posto de saúde sem deixar atrasar nenhuma vacina, disse ela.

Érika Miranda da Silva levou a filha Daniela, de 7 meses. “Eu estou achando super legal, todo evento que envolve a saúde das crianças é muito importante, porque nós aprendemos mais e assim podemos cuidar melhor das crianças em casa. Eu também vou ao posto, onde sempre tem reunião para aprender sobre alimentação saudável”, destacou.

 

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados