, Quarta-Feira - 8 de Abril de 2020

 

Semana da Informática: Senac dá dicas para desenvolvimento tecnológico

Assessoria / 12:46 - 13/08/2018

De acordo com o instituto, áreas elementares da tecnologia precisam ser exploradas e atualizadas


O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto. A data celebra os avanços e as facilidades proporcionadas pela tecnologia ao longo dos anos, um novo cenário que passou a exigir profissionais multifacetados que acompanham as constantes mudanças do mundo do trabalho. Segundo Maurício Lira, responsável técnico pela área de tecnologia do Senac, investir em novos conhecimentos, habilidades e experiências, principalmente, nessa área, passou a ser uma exigência para se tornar competitivo. Pensando nisso, Lira reuniu algumas dicas de cursos em áreas que precisam ser exploradas e atualizadas pelos profissionais dos mais diversos segmentos de atuação. Confira!

 Informática Básica – Windows, Internet e Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint)

Existe uma grande diferença entre saber “mexer” nos programas e dominá-los. No curso de Informática Básica, os alunos aprendem a usar o computador e suas principais ferramentas de forma consciente, tornando-se capazes de resolver problemas.

 Excel

Esta é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes e essenciais no dia a dia. Até a NASA utiliza esse software. Ele oferece diversas possibilidades que facilitam a vida de qualquer profissional, podendo ser utilizado para cuidar das finanças de forma geral, controlar e analisar dados estratégicos, logística e marketing, gestão de pessoas e automação de tarefas por meio de uma linguagem de programação conhecida por VBA.

 MS Project

Quando o assunto é projeto, planejar é fundamental e nenhum software gerencia projetos melhor do que o MS Project. Para entendermos a importância dessa ferramenta, precisamos saber que: todo projeto tem um objetivo principal que é o de criar um produto ou serviço; é transitivo, ou seja, tem uma data para ser finalizado; e que tem um empenho, seja de uma pessoa ou de uma equipe para execução desse projeto. Por meio do Project, é possível fazer a gestão do projeto, auxiliando a prevenção e o controle dos resultados dos esforços empreendidos pela empresa, fazendo com que o produto final seja entregue com qualidade e no prazo estabelecido.

 Informática para a maturidade

Vivemos uma revolução tecnológica, sem espaço para preconceitos. Por isso, cada vez mais, as pessoas buscam se atualizar a fim de usufruir das facilidades que os computadores proporcionam. Por isso, o curso de Informática para a Maturidade apresenta muitos benefícios aos alunos. Além de ser uma excelente atividade mental, auxiliando a preservação da memória, o curso permite aos participantes uma autonomia com relação ao uso da informática.

Internet e redes sociais

O uso de redes sociais tornou-se um hábito. Um estudo realizado pela Global Web Index, com usuários de Internet entre 16 e 64 anos, revelou que as principais vantagens desse costume são: permitir que as pessoas mantenham contato com seus amigos que estão distantes, compartilhem assuntos pessoais e profissionais, mantenham-se atualizados sobre as notícias e os eventos que acontecem no mundo, além de poder utilizá-las como ferramenta de marketing. Por tudo isso, fazer um curso que ensine como usar de forma efetiva as redes sociais é de suma importância na atualidade.

 Linux

O que a Google, IBM, McDonald’s e a Amazon têm em comum? Todas elas usam o sistema operacional Linux. Aqui no Brasil, a maioria dos órgãos governamentais e grandes empresas como Procergs, Banrisul, Petrobras e Banco Do Brasil também faz parte dessa lista. Portanto, as portas do mercado estarão mais abertas para aqueles que dominam os dois sistemas operacionais (Linux e Windows).

 MAC OSX

Se você é um usuário do IMAC, fazer um curso que ensine a utilizar de forma efetiva o sistema operacional que o acompanha é primordial. Isso porque a forma de utilizar os seus recursos é um pouco diferente do que estamos habituados com o Windows e, para explorar todo o poder dessa super máquina, só conhecendo seus segredos mais íntimos.


Comentar usando