Segmentos da Cultura criam Fórum permanente!

Artesãos, brincantes, Mestres e produtores se unem em favor de melhorias para os segmentos em âmbito estadual.

Por João Lemos | Edição do dia 4 de julho de 2020
Categoria: Cultura | Tags: ,,,,


Líderes que criaram o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, da esquerda para a direita: Mestra Vânia Oliveira, Claudio Antônio, Lailla Brito e João Lemos. Créditos: Cortesia.

A Pandemia do Novo Coronavírus trouxe inúmeras dificuldades para o setor cultural no Brasil, diante desta crise e com a falta de articulação nos segmentos de Cultura Popular e do Artesanato em Alagoas, artesãos, mestres, brincantes, músicos, pesquisadores, produtores e ativistas culturais resolveram se unir a favor dos dois segmentos criando o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano – FOCUARTE.

Uma das grandes lutas que o Fórum abraça será a implantação da Lei Aldir Blanc de forma coesa nos municípios, muitas Secretarias ainda estão em processo de organização para receber o recurso.

“A importância do fórum é a organização da categoria em prol do bem estar dos que fazem a cultura popular e o artesanato em Alagoas. Estamos diante de uma grande crise e o setor cultural é o mais atingido, com o Fórum teremos oportunidade como sociedade reunida de discutir e propor meios eficazes para a difusão das garantias das duas categorias, inclusive com a implantação da Lei Aldir Blanc”, disse Vânia Oliveira, artesã e Mestra do Patrimônio Vivo.

O Fórum terá âmbito estadual e já tem data para sua primeira reunião geral, segue na íntegra convocação publicada:

TODOS CONVOCADOS!

ATENÇÃO, segmentos da CULTURA POPULAR e do ARTESANATO ALAGOANO!

Convocamos representantes dos dois segmentos citados de todo o Estado para participar da 1ª Reunião Geral Online do Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, no próximo dia 08 DE JULHO, ÀS 10H.

A Reunião será realizada por meio do aplicativo Google Meet e os interessados em participar deverão preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/TnrHKbQ6aAVnUknu6, o acesso para o evento será enviado para o e-mail e telefone informado no ato de inscrição. As Inscrições seguem até o dia 06 de Julho.

SUA PARTICIPAÇÃO será importante na construção das políticas públicas que estão sendo implantadas e das novas ações com o advento da Lei Federal Aldir Blanc. Participe! Mais informações acesse: Instagram: @focuarte / E-mail: focuarte@gmail.com

O Fórum foi idealizado por quatro ícones da atual cultura popular: Mestra Vânia Oliveira, artesã reconhecida como patrimônio vivo, João Lemos, jornalista e brincante do Guerreiro São Pedro Alagoano, Claudio Antônio, pesquisador e diretor da CIA Cínica Dança e Lailla Brito, produtora cultural.

“A pandemia nos trouxe a necessidade de formar um espaço onde todas as vozes fossem ouvidas, e dessa forma, fazer surgir um novo grito que represente os anseios dos dois segmentos. Este espaço nos trará uma importante contribuição para a Cultura de Alagoas”, ressaltou Lailla Brito.

Sobre o Fórum!

O que é? Grupo de pessoas civis envolvidas com a cultura popular e o artesanato alagoano propondo um lugar de discussão das politicas públicas que alcance os dois segmentos promovendo a sua inserção e participação em instituições públicas e privadas.

Por quê? As práticas populares de uma forma geral se encontram sempre excluídas dos debates e quase sempre, não são contempladas dentro das politicas publicas para a produção cultural.

Qual o Objetivo? Através de encontros com pautas definidas para realizar o debate como forma e participação nas políticas públicas no Estado brasileiro como um todo, e principalmente, no estado de Alagoas.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados