SECULT lança edital emergencial para artistas alagoanos

R$300 mil reais serão investidos para produção de conteúdo digital

Por | Edição do dia 17 de abril de 2020
Categoria: Cultura | Tags: ,,,,,,,,


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A Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) lançou oficialmente nesta sexta-feira, 17, o edital do “Festival Dendi Casa tem Cultura”, que busca selecionar 337 conteúdos digitais de artistas que atuam nas áreas de artes cênicas, música, literatura e formação técnica. Os contemplados receberão cachês, que totalizam um montante de R$ 300.200,00. As inscrições são gratuitas e começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 30 de abril.

Com o objetivo de estimular a cadeia da economia criativa de Alagoas, o certame fomenta produção cultural no Estado durante o período de medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus, tais como a suspensão de atividades culturais. O edital se apresenta na modalidade de “credenciamento” e tem de fluxo contínuo.

De acordo com a Secretária, Mellina Freitas, o edital visa, além de gerar renda, é oferecer arte e cultura gratuita à população durante o período de quarentena causado pela Covid-19, sem oferecer riscos à saúde, incentivando os alagoanos a ficarem em casa.

“Desde o decreto governamental que suspendeu, dentre outras  determinações, eventos, para o combate ao novo coronavírus, a equipe da Secretaria de Cultura bem trabalhando dia e noite em busca de ferramentas para auxiliar a classe artística alagoana nesse momento tão difícil. E hoje, depois de muito trabalho, eu venho aqui anunciar para vocês que a partir de segunda-feira, dia 20 de abril, já estarão abertas as inscrições para o nosso edital. Agradeço à Procuradoria Geral do Estado por entender a emergencialidade do pleito e a todos da Secult pelo empenho em lançar este edital”, disse a titular da pasta durante “live” nas redes sociais.

O Festival acontecerá de forma online, com duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora, com uma programação que será formatada pela Secult e os artistas. Serão contempladas as categorias artes cênicas geral e infantil, banda/show geral e infantil, instrumental, literatura, voz e violão e formação técnica das diversas manifestações da cultura popular, cultura afro brasileiro e de comunidades tradicionais, movimento LGBTI+, entre outros.

Poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes há pelo menos três anos em Alagoas com comprovada atuação na atividade e jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que deverá estar em pleno funcionamento e ser sediadas no estado.

As inscrições serão feitas de forma online, com o preenchimento de um formulário digital que será disponibilizado em um link e envio das documentações (anexos, certidões negativas, RG, CPF, comprovante de residência, portfólio, etc.) pelo email: dendicasatemcultura@gmail.com, o resultado final será divulgado no dia 05 de maio. O edital e anexos estarão disponíveis no site da Secult.

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