Sebrae disponibiliza plataformas de EAD com conteúdos sobre educação empreendedora

Sebrae disponibiliza plataformas de EAD com conteúdos sobre educação empreendedora

Por Robson Muller - Assessoria Sebrae AL | Edição do dia 5 de maio de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,,


Foto: Reprodução

O avanço da Covid-19 em todo o mundo causou a suspensão das atividades letivas de instituições de ensino das redes pública e privada em todo o país. Com a falta de previsão para o retorno das atividades presenciais, muitas unidades de ensino, com o intuito de amenizar os prejuízos provocados pela pandemia no calendário letivo, começam a adotar o sistema de educação à distância (EAD), mas o processo de adaptação das aulas não tem sido fácil.

Apesar das dificuldades, é possível aproveitar o momento para investir em novas experiências no campo da docência e superar as barreiras impostas pela tecnologia. Aos professores que se interessam por empreendedorismo e desejam inserir este tema nas aulas, o Sebrae oferece uma série de conteúdos gratuitamente.

“Nas plataformas de Educação Empreendedora, vinculada ao portal do Sebrae, e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), há muitos conteúdos que podem auxiliar os professores a trabalhar esse tema em sala de aula”, afirmou a analista técnica do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca.

Ao acessar as plataformas de Educação Empreendedora (educacaoempreendedora.sebrae.com.br) e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (cer.sebrae.com.br), o professor pode participar de cursos, palestras, jogos didáticos e seminários online, por exemplo. “São ambientes muito ricos para a promoção do empreendedorismo, assim como para orientar o professor sobre o uso das ferramentas consideradas necessárias para atuar em EAD no momento”, definiu a gerente.

Em meio à crise sanitária, professores e estudantes são obrigados a trocar as salas de aula por escritórios e ambientes improvisados em casa. A nova realidade também exige o uso de aparelhos eletrônicos, como computadores e tablets, e de ferramentas de interação virtual que possam auxiliar, de forma eficaz, no processo de ensino-aprendizagem.

No entanto, como ressalta Silvia Chamusca, a mudança de hábitos e de ambientes tem sido desafiadora. “De uma hora para outra e de forma intempestiva, alunos e profissionais de educação foram pegos de surpresa pela pandemia. Muitos professores não se sentem habilitados a atuar na educação à distância e estão sem acesso à estrutura necessária para isso”.

“Nesse momento, o Sebrae se coloca à disposição para contribuir tanto com o profissional de educação quanto com as instituições particulares, que enfrentam problemas muito difíceis em seus negócios e estão enfrentando, também, problemas com a mão de obra, ou seja, os professores não estão ainda capacitados para atuar na modalidade EAD”, disse Silvia Chamusca.

Para a analista, é fundamental investir em capacitações que assegurem a familiarização com as ferramentas digitais, que são indispensáveis para as práticas de educação à distância, a professores e alunos. “A EAD é uma realidade em muitos países e aqui não será diferente”.

 Seleção especial de conteúdos para empreender na educação

Diante dos impactos ocasionados pela pandemia do novo Coronavírus na educação, o Sebrae está produzindo, e disponibilizando na plataforma de Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), uma seleção de conteúdos que podem ajudar o professor neste momento de adaptação.

O conjunto de conteúdos especiais está organizado em diversas categorias, como Covid-19, Cultura Empreendedora, Ferramentas, Cursos, Leituras, Instituições Modelo, Tendências e Iniciativas e Projetos, por exemplo.

Na plataforma, é possível acessar dicas para criar videoaula, maneiras de ensinar empreendedorismo por meio de parcerias entre escola e empresas, informações sobre o perfil do professor no século XXI e uma série de conteúdos atualizados e disponibilizados em diversos formatos.

A seleção de conteúdos pode ser acessada por meio de uma aba que surge automaticamente na página inicial da plataforma do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), que tem por objetivo compartilhar conhecimentos, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e no fomento da educação empreendedora.

Atendimento Remoto do Sebrae

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados