Sebrae promove curso de atendimento ao público para pessoas com síndrome de down
Ação é pioneira no país e contará com palestra de sensibilização para pais e profissionais
Sebrae promove curso de atendimento ao público para pessoas com síndrome de down
Ação é pioneira no país e contará com palestra de sensibilização para pais e profissionais
Por | Edição do dia 9 de março de 2017
Categoria: Alagoas, Notícias
| Tags: ação é pioneira,Alagoas,atendimento ao público para pessoas com síndrome de down,palestras,para pais e profissionais,Profissionais,promove curso,Sebrae,sensibilização
Incluir e dar condições para que pessoas com deficiência possam acessar o mercado de trabalho também é um ato de empreender. Pensando nisso, o Sebrae em Alagoas, em parceria com o Instituto Amor 21 e o Maceió Convention & Visitors Bureau, vai realizar em seu auditório no próximo dia 14, às 19h, uma palestra de sensibilização para o Curso de Atendimento ao Público para pessoas com Síndrome de Down.
A palestra será ministrada pelo facilitador Walter Rocha e tem como objetivo sensibilizar pais, familiares e profissionais que acompanham o dia a dia de pessoas com Síndrome de Down para que elas possam participar das duas turmas do curso, que terão início nos dias 06 e 07 de abril, na sede do Sebrae, com previsão de conclusão nos dias 08 e 09 e julho. A capacitação tem carga horária de 30 horas, distribuídas em 10 encontros semanais de três horas cada.
O Curso de Atendimento ao Público para pessoas com Síndrome de Down pretende preparar seus participantes para atender com excelência e qualidade, ficando disponíveis para demandas e oportunidades de mercado na área de turismo e eventos. A inscrição será gratuita e contará com uma seleção dos participantes, seguindo pré-requisitos necessários para o desenvolvimento das competências previstas para o curso. A seleção será feita pelo Instituto Amor 21 em data a ser divulgada no dia da palestra de sensibilização.
No andamento da capacitação, serão trabalhados os seguintes tópicos: Relações Interpessoais; Autoconhecimento, Autoestima e Autoconfiança; Quem é o seu Público? Conheça para Encantá-lo; Atender, Entender e Encantar o Público; Hábitos do Trabalho: Pontualidade, Responsabilidade, Hierarquia, Higiene, Rotina; Recepção Eficiente; Palavras Mágicas; A Comunicação, A Linguagem Corporal e a Alegria no Atendimento; Apresentando as Belezas de Alagoas; e Incentivando o Trabalho em Equipe.
Michele Bulhões, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, destacou que os jovens participantes já poderão pôr em prática os conhecimentos obtidos durante o VIII Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down, que será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, entre os dias 26 e 28 de outubro. A analista também lembrou que o curso é uma ação pioneira em todo o país.
“O Sebrae desenvolveu o curso para preparar os participantes para que eles possam trabalhar na linha de frente da recepção do público do congresso, fazendo a inclusão social com vistas às oportunidades de mercado para essas pessoas. Em todo o Brasil, essa será a primeira capacitação específica para a área de atendimento realizada com pessoas com Síndrome de Down. Além de termos expertise em capacitações nessa área, somos pioneiros no tema”, frisou Michele.
As inscrições para a palestra e para o curso são gratuitas e podem ser feitas através do telefone da Central de Atendimento do Sebrae: 0800 570 0800. A sede do Sebrae em Alagoas está localizada à Rua Dr. Marinho de Gusmão, número 46, Centro de Maceió.
Congresso
O VIII Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, com a parceria e o apoio de instituições como o Sebrae em Alagoas, Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió, terá como foco a discussão de assuntos relevantes para o cotidiano desse público, como alterações biológicas, nutrição, estimulação precoce, inclusão escolar e direitos das pessoas com deficiência.
A proposta é oferecer informações relevantes que auxiliem pais, cuidadores, professores, terapeutas e demais profissionais envolvidos no dia a dia da pessoa com Síndrome de Down a proporcionarem uma atenção que favoreça o desenvolvimento de todo o seu potencial.
O evento vai reunir famílias, médicos, pesquisadores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores, psicopedagogos, operadores do direito, cuidadores, assistentes sociais, entre outras pessoas, para troca de experiências.