Samu: Chamados para Covid-19 reduzem 60% no mês de agosto

Acidentes de trânsito são os chamados mais comuns

Samu: Chamados para Covid-19 reduzem 60% no mês de agosto

Acidentes de trânsito são os chamados mais comuns

Por Assessoria | Edição do dia 20 de setembro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,


Todos os dias, ininterruptamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas trabalha no socorro de vítimas em todo o Estado. Só em agosto, foram registrados um total de 5.545 chamados, sendo destes 3.980 ocorrências atendidas e outras 1.565 orientações por telefone. No último mês, o número de ocorrências por Covid-19 caiu em 60%

Com 635 casos no mês passado, os acidentes de trânsito continuam sendo o tipo de chamado mais comum no Samu em Alagoas. Ainda no último mês, outros tipos de ocorrências mais comuns recebidas foram mal estar, 300 casos; queda, 270; pacientes psiquiátricos em surto 227; desmaio, 166; e convulsão, 160; entre outros.

Segundo o Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, os chamados de quadros suspeitos e confirmados de Covid-19 em agosto reduziram pelo terceiro mês consecutivo. Foram atendidos 238 pacientes, uma redução de mais de 60% em relação ao mês anterior, quando 611 casos de infecção pelo novo coronavírus foram assistidos.

As cidades de Maceió e Arapiraca foram as que mais receberam o atendimento móvel pré-hospitalar, com 40% e 19,5%, respectivamente. O Serviço Aeromédico foi utilizado 12 vezes e, de acordo com a médica supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, o serviço de socorro aéreo agiliza ainda mais o atendimento aos pacientes.

“O tempo de resposta é um fator muito decisivo para o sucesso do salvamento. Nossas equipes estão sempre trabalhando para acelerar o resgate e o encaminhamento para a unidade de saúde adequada”, informa a supervisora.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. O serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos e casos clínicos, como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de pacientes de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados