Saiba quando procurar as Unidades de Referência em síndromes gripais em Maceió

Unidades Básicas de Saúde Walter Lima e Jorge Duarte funcionam todos os dias das 7h às 19h

Por Graziela França/ Ascom SMS | Edição do dia 8 de maio de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,,


Foto: Secom Maceió

Essa semana começaram os atendimentos nas Unidades de Referência em Síndromes Gripais Walter de Moura Lima (Santa Amélia) e Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos). Mas é importante que a população saiba quando procurar estes locais e a quais serviços terão acesso. O objetivo é fazer a triagem de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus.

A diretora de Atenção à Saúde, Nara Albuquerque, explica que as unidades foram reestruturadas para atender a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

“O que acontece é que algumas pessoas querem fazer o teste rápido mesmo sem ter nenhum tipo de sintoma de síndrome gripal ou não respeitando o prazo, que é realizar depois do 8º dia de aparecimento e com 72 horas sem sintomas. Quando você faz sem ser no período exato isso pode dar um falso negativo”, informa a diretora, reforçando que a SMS segue o protocolo do Ministério da Saúde.

Nara ainda destaca a importância dos usuários procurarem essas unidades quando estão com sintomas leves para poder fazer o tratamento com mais rapidez. Nestes locais, os usuários terão os encaminhamentos médicos necessários.

“A gente percebeu que o paciente ficava em casa, com medo de ir para as unidades, e quando ia, já estava mais grave. Então, a gente estava preocupado com esse paciente que está no início dos sintomas, para que comece a tomar a medicação no momento certo. Isso evita complicação e que esse usuário vá pra um leito hospitalar ou que precise de um respirador”, ressalta.

Mais de 600 pessoas já foram atendidas

O levantamento aponta que em três dias de funcionamento foram atendidos 647 usuários. Deste total, 140 atenderam aos critérios para a realização dos testes rápidos do novo coronavírus e 16 tiveram o resultado positivo.

As unidades funcionarão de domingo a sábado, das 7h às 19h, seguindo o fluxo Fast-Track, recomendado pelo Ministério da Saúde. No local os usuários têm acesso à triagem e aos encaminhamentos necessários, como medicação e realização de exames, incluindo teste rápido para os casos que atendem aos critérios necessários.

A partir dessa semana, os usuários da UBS Jorge Duarte passaram a ser atendidos na UDA da Ufal ou na USF Graciliano Ramos. Já os pacientes da UBS Walter Lima estão sendo atendidos na Unidade de Referência Ib Gatto (Tabuleiro dos Martins) ou na USF José Guedes de Farias (Santa Amélia).

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados