Rui Palmeira vai inaugurar Academia Maceió na Jatiúca

Por | Edição do dia 26 de setembro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


Parte da estrutura da Academia Maceió. Foto: Ascom Semel

Parte da estrutura da Academia Maceió. Foto: Ascom Semel

O prefeito Rui Palmeira e o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Antônio Moura, inauguram nesta segunda-feira (28), às 9h, a Academia Maceió na orla de Jatiúca. O equipamento público foi viabilizado por meio de parceira com o Banco Itaú e será gerido pelo Município. Representantes da Diretoria de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú e da Gerência da Regional vão participar da atividade.

Montada em frente ao Corredor Vera Arruda, a academia ao ar livre foi construída em uma base com mais de 180 metros quadrados e forrada com grama sintética. No espaço cercado, 20 aparelhos para musculação em aço inoxidável e resistentes à maresia, além de pesos, halteres e colchonetes compõem o maquinário ofertado. O local da academia é cercado por estacas de madeira ecológica e cabos de aço, além de ter bancos e uma lixeira também ecológicos.

Já nesta segunda-feira, o interessado pode, a partir de 14h, levar documento com foto e CPF, preencher uma avaliação de saúde, tomar conhecimento das regras (veja as normas aqui) e declarar estar apto para ingressar na academia. Na oportunidade, será preciso entregar também cinco garrafas PET, material que será doado a uma cooperativa de reciclagem. Aqueles com algum agravante de saúde devem apresentar autorização médica. Também podem ser inscrever menores de idade a partir dos 15 anos desde que apresentem autorização legal e estejam acompanhados, no ato da inscrição, do responsável. O início é imediato.

Quando estiver inscrito, o ingressante vai receber um cartão para ser preenchido com os dados de identificação e que deverá apresentado quando for à Academia Maceió. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira será de 6h às 10h e de 16h às 20h – já aos sábados, o funcionamento será apenas no período da manhã. Com a definição do horário, as turmas serão formadas por grupos de 30 pessoas em um tempo de uso de 40 minutos proporcional ao tempo de chegada, ou seja, serão formados seis grupos sem horários fixos.

O uso dos equipamentos da academia será monitorado por professores e estagiários da faculdade Estácio em trabalho conjunto com a equipe gestora da Semel.

“Essa é uma conquista na oferta de ambientes diferenciados para a prática de exercícios e de musculação em espaço aberto. Contamos com o apoio fundamental do Banco Itaú, que acreditou na proposta da academia e confiou na capacidade da Prefeitura para ofertar esse equipamento em Maceió. Fechamos também uma parceira importante com a Estácio para que estagiários da faculdade possam ter uma oportunidade de iniciação ao mercado de trabalho com a academia”, disse Antônio Moura.

Ainda segundo Moura, a articulação para apresentação de novas propostas de ampliação para outros bairros é um dos pontos centrais dos projetos da Semel. “Nossa intenção é fortalecer o diálogo, apontar locais estratégicos da parte alta da capital e acompanhar os pedidos para a instalação de outras academias em Maceió. O primeiro passo já foi dado e agora vamos torcer para que tudo dê certo”, complementou o secretário.

Estações de ginástica

A mesma empresa carioca que desenvolveu o maquinário da Academia Maceió é detentora da aparelhagem dos Mobiliários Urbanos Esportes (MUE’s) – tornando-se popular na capital fluminense e presente em outras cidades brasileiras. Já foram instalados quatro mobiliários nas orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Cruz das Almas. De estrutura similar, outras duas estações foram instaladas no Pontal e no conjunto Osman Loureiro, na parte alta.

Se comparado ao MUE, a grande diferença é que o maquinário da Academia Maceió dispensa estrutura de cabos de aço, sendo composto por: 600kg de anilhas com estante anti-furto; halteres de 8,10,12,14,16 e 18kg; estante de halteres com anti-furto, conjunto de halteres tipo bola (1 a 6kg), 20 colchonetes, rack de rosca e rosca apoiada, equipamento para exercício de panturrilha, rack de agachamento, pulley com peso livre, remada sentada unilateral; banco reto, banco trinta, banco oitenta; supino reto e supino trinta, barra olímpica grande e pequena, barra paralela e alongamento e cadeira extensora.

Serviço

O quê – Inauguração da Academia Maceió
Quando: 28 de setembro
Onde – Na orla da Jatiúca em frente ao corredor Vera Arruda (referência onde ficava a antiga barraca Lampião)
Horário: 9h

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados