Rodrigo Cunha e Pedro Vilela garantem pontos de acesso gratuito à internet em todos os municípios de Alagoas

Os recursos para as instalações dos pontos de acesso foram garantidos pelo senador e pelo deputado

Rodrigo Cunha e Pedro Vilela garantem pontos de acesso gratuito à internet em todos os municípios de Alagoas

Os recursos para as instalações dos pontos de acesso foram garantidos pelo senador e pelo deputado

Por Assessoria | Edição do dia 8 de julho de 2021
Categoria: Alagoas, Política | Tags: ,,


Espaços públicos e praças dos 102 municípios de Alagoas vão ter sinal de Wi-fi gratuito, beneficiando milhares de alagoanos com acesso grátis à internet. Nestes mesmos municípios, entidades da sociedade civil também vão ganhar internet gratuita em suas sedes. Os recursos para as instalações dos pontos de acesso, no total de R$ 11,2 milhões, foram garantidos pelo senador alagoano Rodrigo Cunha (PSDB) e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB).

“Infelizmente, muitos municípios e comunidades do interior ainda não têm acesso ao sinal de Wi-fi, ficando excluídas do mundo digital. Com a instalação dos pontos de wifi gratuitos, vamos garantir conexão a milhares de alagoanos. Hoje, internet é cidadania. O acesso a serviços públicos, à educação, informação, entretenimento, tudo isso é feito pela internet. Um jovem sem acesso a internet, tem menos conhecimento e menos oportunidades. Ao levar a internet para o interior, estamos combatendo esta desigualdade.” disse o senador Rodrigo Cunha nesta quinta-feira (8).

“O acesso à internet é reconhecido atualmente como direito humano básico. É expressão da cidadania, na medida em que permite ao cidadão o acesso à informação, a ser ouvido e a acionar serviços públicos. Em um mundo cada vez mais on line, a exclusão digital é um problema real que merece ser enfrentado com seriedade”, entende o deputado Pedro Vilela.

Pesquisa recente feita pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) revelou que 46 milhões de brasileiros vivem em completo estado de exclusão digital. O levantamento apontou também que 45% deste grupo não têm acesso a internet devido à baixa renda e outros 37% por não possuírem um aparelho com conexão à rede. A mesma pesquisa revela que uma em cada cinco pessoas no país só acessa a rede digital emprestando a conexão de um vizinho.

O acesso gratuito à internet faz parte do Programa Conecta Brasil, do Ministério das Comunicações. A meta do Programa é promover o acesso universal e ampliar a qualidade dos serviços de comunicações do País, tendo como meta ampliar o acesso à Internet aos domicílios brasileiros de 74% para 91% até 2023. O programa foi criado para atender os municípios mais carentes de cada estado. Mas em Alagoas, graças ao trabalho de Rodrigo Cunha e Pedro Vilela o conecta Brasil vai estar presente em todos os municípios do estado. A instalação dos pontos começa já no segundo semestre de 2021.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados