Reunião entre ouvidorias vai avaliar serviços na pandemia

Encontro virtual vai avaliar atuação do setor em serviços contratualizados pelo SUS

Reunião entre ouvidorias vai avaliar serviços na pandemia

Encontro virtual vai avaliar atuação do setor em serviços contratualizados pelo SUS

Por Assessoria | Edição do dia 10 de julho de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


Com o objetivo de avaliar como tem sido a atuação das ouvidorias nos serviços hospitalares e ambulatoriais contratualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do SUS, durante este período de pandemia da Covid-19, a Ouvidoria do SUS de Maceió promove, na próxima segunda-feira (13), às 10h, uma reunião técnica em ambiente virtual.

De acordo com a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa, o encontro virtual contará com a participação de ouvidores e técnicos de toda a rede hospitalar e ambulatorial disponibilizada pelo SUS, que compreende um total de 15 estabelecimentos.

“Toda a rede de saúde está vivenciando um momento completamente diferenciado, com a adoção de novos protocolos e procedimentos e, consequentemente, novas formas de trabalho. Daí a necessidade de debater como vem sendo o funcionamento das ouvidorias e quais mecanismos foram implantados para garantir o desenvolvimento de ações dentro de cada instituição e assegurar uma assistência de qualidade à população”, afirma Josiene.

A estratégia foi definida por conta da impossibilidade de se realizar a reunião presencial periódica do grupo, devido às medidas estabelecidas pelos protocolos sanitários vigentes durante a pandemia. Dessa forma, a reunião será feita através de link em plataforma Virtual (Zoom), possibilitando a participação e o compartilhamento de experiências de todos no enfrentamento dos desafios impostos à assistência em saúde pelo novo coronavírus.

Foram convidadas para a reunião técnica virtual dos serviços contratualizados, as ouvidorias dos hospitais Universitário (HU), Sanatório, Veredas, Santa Casa de Misericórdia e Nossa Senhora da Guia. Já da rede ambulatorial, participarão os representantes da Adefal, Pestalozzi, AAPPE, APAE Sede Maceió, APAE Audiovisual e Clínica Crescer. Além destas, estarão presentes também as ouvidorias do PAM Salgadinho, do 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha) e das UPAS Trapiche e Benedito Bentes.

Ouvidoria na SMS – Definida como um dos principais canais de articulação entre a população e a gestão de saúde no Município, fortalecendo a transparência e o controle social, a Ouvidoria do SUS em Maceió é aberta ao atendimento do usuário e funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Neste período de pandemia, porém, a equipe está realizando os atendimentos à população em sistema de teletrabalho e os contatos podem ser feitos pelo e-mail ouvidoriasaude@bol.com.br.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados