Restaurante especializado em parrilla traz tendência para Maceió

Modo de preparo realça o sabor dos cortes e ganha cada vez mais apreciadores

Restaurante especializado em parrilla traz tendência para Maceió

Modo de preparo realça o sabor dos cortes e ganha cada vez mais apreciadores

Por Assessoria | Edição do dia 14 de setembro de 2021
Categoria: Alagoas, Conceito | Tags: ,,,,,


As estatísticas comprovam: brasileiro ama carne! Segundo a Embrapa, o país é o terceiro maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas da Argentina e dos EUA. E agora, Maceió conta com um restaurante especializado no preparo de cortes na parrila: o Legionários – Boteco de Carnes.

Inaugurada em plena pandemia, a casa contraria a crise e tem se destacado no circuito gastronômico da capital. O proprietário, Thales Tenório, conta o motivo que o levou a trazer essa nova opção para a cidade.

“Maceió tinha tudo, menos uma carne de qualidade, com preço justo. Foi aí que eu decidi realizar um sonho, trazendo algo inovador, que é a parrilla: uma carne com sabor diferenciado, cortes nobres e que pode ser apreciada por todos”, destaca.

A parrilla

A parrilla é um tipo de churrasqueira, cuja origem é polêmica: se divide entre uruguaios e argentinos. Pra não alimentar a briga com os hermanos, a gente explica! Fisicamente, é um tipo de churrasqueira diferente da que se popularizou no Brasil. Em vez de ter o fundo arredondado para baixo (côncavo), alimentado por carvão, a parrila utiliza o fundo plano (reto), e é alimentada por lenha.

Com essa técnica é possível controlar melhor a temperatura do fogo, apenas com brasa, eliminando as chamas que podem alterar a qualidade das peças. Já a lenha, tem dupla função: deixa a carne aromatizada, com um toque amadeirado, sem excesso de fumaça.

Outro aspecto que diferencia a parrilla das churrasqueiras convencionais é o formato da grelha. No Legionários, ela tem o padrão argentino, em forma de “V”. Na prática ela funciona como uma calha, que transporta a gordura da carne até um reservatório. Dali, ela é pincelada sobre as peças, mantendo os cortes sempre com a suculência adequada e um sabor natural.

O sabor da técnica

Na parrilla, a carne não é temperada. Leva apenas sal específico. Primeiro, é feita a limpeza da peça (retirada de pele e excesso de gordura); depois o corte contra a fibra (para deixar a carne mais macia).

A partir daí, a carne é assada (com tempos que variam de acordo com o corte) e vai para a etapa do descanso, onde a peça é colocada numa grelha superior, mais distante da brasa, por um tempo específico. Nesse período, ela conclui o ciclo de cocção, ficando ao ponto, por dentro e por fora. Esse processo, também contribui para conservar a suculência da carne, potencializando o sabor.

Serviço

O Legionários fica na Avenida doutor Mario Nunes Viêira, 230, na Jatiúca – paralela à Avenida João Davino.
O restaurante já está aberto – exceto às segundas – e oferece rodízios especiais na parrilla (com peças rústicas e nobres), além de pratos à la carte, petiscos, drinks especiais e cervejas Heineken e Eisenbahn.

One thought on “Restaurante especializado em parrilla traz tendência para Maceió”

  1. Camilla disse:

    Maravilhoso restaurante, além das carnes deliciosas, tem tb caldinhos e drinks. Quase sempre com música ao vivo….sem falar nas promoções!
    Super indico!

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados