Renasce Salgadinho: Prefeitura de Maceió inicia implantação de colunas DSM

Objetivo é reforçar as paredes do riacho, evitar erosões e infiltrações

Renasce Salgadinho: Prefeitura de Maceió inicia implantação de colunas DSM

Objetivo é reforçar as paredes do riacho, evitar erosões e infiltrações

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 21 de julho de 2022
Categoria: Maceió | Tags: ,,


A Prefeitura de Maceió, por meio do Projeto Renasce Salgadinho, iniciou na manhã desta quinta-feira (21), na Avenida Deputado Humberto Mendes, nas margens do Riacho, a implantação das colunas DSM, que tem como principal objetivo reforçar as paredes existentes, evitar erosões e infiltrações, que acabam provocando desníveis nas vias laterais.

Para que as colunas, que possuem 80 centímetros de diâmetro sejam construídas, a máquina que executa as intervenções, realiza perfurações de cerca de 8 a 10 metros de profundidade, para que em seguida, uma mistura composta do solo existente no local, cimento e água, seja injetada no local indicado.

O coordenador da Unidade Gestora do Programa, Marcelo Maia, explicou como funciona o sistema e detalhou seus benefícios. “Quando você junta essas substâncias necessárias para construir a coluna, ele se torna um concreto. A dinâmica operacional funciona da seguinte forma: fura um espaço que irá receber a coluna, deixa o espaço de 80 centímetros, que é o diâmetro da coluna, e depois repete o mesmo procedimento. No dia seguinte, é implantada outra coluna no espaço deixado, fazendo assim, uma cortina de contenção”, explicou.

“As colunas DSM são fundamentais para o projeto, pois além de garantir com que as erosões na parede do riacho não sejam mais registradas, elas irão evitar com que as vias laterais tenham aqueles desníveis, que acaba prejudicando os condutores que circulam na região e também a fluidez do trânsito, proporcionando maior estabilidade no solo”, finalizou Marcelo.

As intervenções ocorrem na via, no sentido Farol / Praia da Avenida, que vai do Viaduto Ib Gatto Falcão até a linha férrea, e segue pelos próximos dias, no período diurno, das 7h às 17h.

 

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade. Os investimentos são de R$76,4 milhões, da Companhia Andina de Fomento (CAF), e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados